Coroa de Advento


Advento, para nós evangélicos luteranos é um tempo de muita expectativa e alegria, pois aguardamos a chegada do nosso salvador. Lembro-me, com certa saudade do meu tempo de criança quando as famílias cristãs se preparavam para o natal. A coroa de Advento, com as suas quatro velas, não tinha apenas a função de embelezar o ambiente, mas sim, ela tinha realmente um sentido muito especial para a reflexão e preparo para receber o menino Jesus. Cada ano que passa perde-se um pouco mais do verdadeiro sentido do Natal. Por um lado há pessoas que julgam que os símbolos natalinos como coroa de Advento, árvore natalina, Papai Noel, presentes, ofertas, fizeram do Natal uma festa Idólatra. Por outro lado, o comércio explora cada vez mais os tradicionais símbolos natalinos, e com isso perde-se toda riqueza que esses símbolos transmitiram ás famílias cristãs a cada Natal durante muitos Séculos.

Os símbolos falam, na verdade, tudo depende apenas de como tratamos dos símbolos e as tradições do mundo em relação ao evangelho. Fazer uma coroa de Advento era uma antiga tradição pagã do povo europeu. Os primeiros missionários cristãos aproveitaram essa antiga tradição para transmitir o evangelho aos povos bárbaros.

E Assim a coroa de advento permanece uma tradição que traz ainda hoje vários símbolos que falam de verdades bíblicas e da fé. A coroa é feita com galhos verdes (cipreste) cor da esperança, sinal da esperança na promessa de Deus que nos enviará um rei que agirá com sabedoria e justiça (Jeremias 23.5). A forma em círculo nos leva a refletir sobre o grande amor de Deus pela humanidade. É sinal do amor eterno de Deus que não tem princípio e nem fim. Além do mais, o círculo da coroa nos dá a ideia de uma grande Aliança. Deus no menino Jesus faz uma nova aliança com o ser humano. No advento lembramos o comprometimento de Deus com seu povo. E o povo de Deus espera com ansiedade a vinda do seu Salvador.

As quatro velas da coroa de advento lembram os quatro domingos que antecedem o natal.  No início, sem luz, a coroa lembra as trevas em que o mundo vivia antes de Deus se revelar na criança de Belém. “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz” Isaías 9.2. No primeiro domingo de Advento acende-se a primeira vela, na medida que o  natal se aproxima a cada domingo se acende mais uma vela, até a quarta vela. Então é chegado em nosso meio Jesus Cristo a luz do mundo.

Que neste advento todos nós possamos refletir sobre os símbolos do Advento e do natal. Não vamos vê-los como negativos para nossa fé. Também não vamos apenas ornamentar as nossas casas com corroas, guirlandas, árvores e com muitas luzes. Mas sim, em volta da coroa meditar com os nossos familiares a importância da chegada do menino Deus, a luz do mundo para as nossas vidas. Porque não resgatar a  espiritualidade de pessoas que no passado  nutriam sua fé a partir da mensagem  que os símbolos transmitiam? Que neste período que antecede o natal, a coroa de advento possa novamente ser importante para nos anunciar a vinda do Filho de Deus.

Feliz Natal.

Pastor Osni Prochnow
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann