Símbolo do SESB


O Sínodo Espírito Santo a Belém é um dos 18 sínodos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. Ele abrange o Estado do Espírito Santo mais a região litorânea do Nordeste e Norte do Brasil, até Belém, no Pará.

O seu Símbolo, confeccionado em 1998, compreende o contorno do mapa do Brasil, com destaque em tom de cinza na área da região que compõe o Sínodo, sobreposto pelo contorno do Símbolo da IECLB e pelo contorno da Rosa de Lutero e suas cores, englobando a área geográfica do Sínodo.

Confeccionado dessa forma, o interesse é mostrar visualmente que o Sínodo tem suas raízes na tradição genuinamente luterana (por isso a Rosa de Lutero e o Símbolo da IECLB). Lembra-se, também, da história das comunidades capixabas, que estiveram fortemente ligadas ao antigo Gotteskasten (“Caixa de Deus”), que arrecadou fundos para que se estabelecessem as primeiras comunidades no Espírito Santo, além de outros Estados.

A cruz em destaque, encaixada no centro do coração vermelho, quer indicar a teologia da cruz, uma vez que nem tudo na caminhada do Sínodo foram glórias; houve também dificuldades, as quais foram enfrentadas, que fazem parte da sua história.

O Anel em cor de ouro, da Rosa de Lutero, quer indicar que, nos trabalhos realizados nesta área geográfica, nos sentimos protegidos pelo Deus Salvador e Protetor.

Texto escrito por: P. Eloir Carlos Ponath Fonte: Consulta ao P. Em. Helmar Reinhard Rölke, que esteve na função de Pastor Sinodal no período de escolha e confecção do Símbolo.
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann