Manifesto contra a Corrupção em favor da ética no Brasil - 2001
Manifesto da Presidência, dos Presidentes e Pastores Sinodais

Reunidos em São Leopoldo-RS, nos dias 21-23 de setembro de 2001, nós, líderes da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), estamos estarrecidos com a corrupção no Brasil, noticiada pelos meios de comunicação.

Denunciam-se casos de:

- políticos, governantes e funcionários que usam recursos públicos para proveito próprio;

- órgãos legislativos que abusam de seu poder para legislarem em causa própria;

- integrantes do poder judiciário que estão envolvidos na apropriação de vultosos recursos destinados à Justiça;

- integrantes de todos os poderes que beneficiam parentes com cargos públicos.

Em vista disso, somos gratos por políticos e servidores públicos que são honestos e íntegros. A corrupção, porém, é tanta e tantas vezes passa impune que o povo brasileiro resigna, se conforma e acaba assimilando a atitude corrupta como normal.

Assim a corrupção está evoluindo como um câncer que se espalha pelo tecido social. Destrói a vida em sociedade e igreja, perverte as novas gerações e agrava os problemas da desigualdade e da exclusão social. Prejudica também a imagem, o desenvolvimento e a competitividade do Brasil no contexto das nações, além de inibir os investimentos.

Denunciamos esta realidade nefasta e deprimente porque Deus nos manda falar, conforme está escrito no Salmo 82.2-4:

“Até quando julgareis injustamente, e tomareis partido pela causa dos ímpios? Fazei justiça ao fraco e ao órfão, procedei retamente para com o aflito e o desamparado. Socorrei o fraco e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios.”

Deus quer vida digna para todas as pessoas, especialmente para as que mais dela carecem. Por isso, como cristãos, cientes de nossa cidadania, nos empenhamos no combate à corrupção, um obstáculo que prejudica e impede a vida.

Apelamos, pois:

1) aos membros da igreja e ao povo em geral que acompanhem e fiscalizem as pessoas eleitas para cargos públicos; que resistam a todo e qualquer tipo de corrupção, não participem dela e a denunciem;

2) aos políticos, governantes, legisladores, promotores e juízes que não desanimem nem resignem na luta contra todas as formas de corrupção;

3) aos proprietários dos meios de comunicação e aos profissionais que neles atuam para que publiquem a verdade sem medo, denunciem as pessoas corruptas e coloquem em destaque as pessoas honestas;

4) aos membros de todas as igrejas que roguem a Deus por governantes, legisladores e profissionais de justiça honestos e competentes.

Conclamamos, portanto, os órgãos governamentais e não-governamentais, as igrejas, demais religiões e todas as pessoas de boa vontade a unirem seus esforços na promoção da honestidade e do bem-comum.
Presidência, e os Presidentes e Pastores Sinodais
Portal Luteranos - na Aba: Unidade - Manifestos e Declarações
sábado, 21 de julho de 2012
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann