Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
Culto da Reforma em Jacarandá - Paróquia em Vila Valério
Um dia cheio de emoções e gratidão que marcará a vida da Paróquia de Vila Valério

Dia 30 de outubro de 2012 foi um dia histórico para a Comunidade em Jacarandá. Celebramos com alegria o dia da Reforma. Em plena terça feira, cerca 400 pessoas vieram ao culto. Neste dia festivo, a comunidade se alegrou com a presença de todos aqueles que vieram para esta celebração tão especial. Quem esteve presente pôde encantar-se com a presença do coral de vozes das comunidades Itaguaçu e Palmeira Santa Joana, regido pelo maestro Jeremias Piontkowski. Este Coral trouxe belos hinos, a liturgia da Santa Ceia cantada - ministrada pelo pastor Ronei Ponaht - e o hino mais famoso de Martim Lutero: Deus é Castelo Forte e Bom. Conduziram o culto os pastores Simão Schreiber (Itaguaçu), Ronei Odair Ponaht (Palmeira Santa Joana), Carlos Emido Grill Lacerda e Edilson Claudio Tetzner. Colaboraram ainda os músicos Vivaldo Dubberstein e Débora Dubberstein. “Foi tudo lindo”, disse alegremente o presidente da comunidade, Leomar Borchart.

Na prédica, o pastor Simão Schreiber iniciou contando uma famosa parábola de Sócrates: as três peneiras. A mensagem desafiou os ouvintes a serem responsáveis no falar e no transmitir uma palavra, um acontecimento ou uma mensagem. Ao falar algo para alguém deve se responder três perguntas. a) Aquilo que irá contar é verdade? b) Contém bondade aquilo que irá falar? c) É útil o que vai dizer? A parábola revela que muitas vezes caímos em mentiras e falso testemunho por não passarmos nossa fala por este crivo. Pastor Simão destacou, sobretudo, a importância das reflexões de Lutero para os nossos dias. Afirmou que Lutero foi aquele que redescobriu o Evangelho. Concluiu junto com a comunidade que as palavras de Lutero passaram pela peneira da verdade, da bondade e da utilidade.

À Guizelda Kuhnn Jacob, membro da comunidade local, coube falar sobre a vida, as conquistas e as transformações que Lutero provocou no mundo. Contou sua vida e seus feitos desde o nascimento até a sua morte. Todos que estavam no culto puderam sentir o calor de nossa Igreja e a importância de momentos reservados para falamos sobre a origem dos luteranos, sua fé e seu jeito de ser Igreja de Jesus Cristo.

Antes do Sacramento da Santa Ceia, o Pastor Edilson apresentou o quadro de Lutero que seria pendurado na parede da Igreja. Enfatizou que ter um quadro de Lutero nas paredes da Igreja ou em casa não significa adoração a pessoa de Lutero. Pelo contrário, a imagem e a vida de Lutero são lembranças de alguém que transformou a Igreja Cristã. Fixar o quadro de Lutero em nossos templos é uma forma visível do nosso agradecimento e de nosso compromisso com o Evangelho e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana. Disse ainda que tal homenagem de modo algum deseja colocar Lutero ao lado do Salvador Jesus Cristo. Apenas expressa gratidão a alguém que colaborou na seara do Senhor de modo significativo, particular e exemplar. Tal arte é o reconhecimento de que temos uma boa história de vida e fé para contar. Revela que somos Igreja de Jesus Cristo. Igreja ecumênica, histórica, protestante. Igreja Evangélica de Confissão Luterana em solo brasileiro.

Por fim, no momento apropriado, os pastores Edilson Tetzner, Carlos Emidio e o presidente da Comunidade em Jacarandá fixaram o quadro de Lutero em local visível na Igreja. O desafio é o de que fique na história e na vida de fé desta comunidade que a imagem de Lutero revela a vida de um pastor que redescobriu o Deus misericordioso ao ouvir a mensagem do Apóstolo Paulo: “O Justo viverá por fé” (Romanos 1.17).

Após o culto, foi servido um delicioso almoço. À tarde, tivemos um evento esportivo promovido pelos jovens da comunidade. Enfim, foi um dia cheio de emoções e gratidão. Um dia que marcou a vida desta comunidade. Agradecemos a todos que participaram deste culto paroquial da Reforma 2012.

Vila Valério, P. Edilson Tetzner


Fonte: Paróquia de Vila Valério
Publicado: terça-feira, 30 de outubro de 2012
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann