Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
Retiro Sinodal de ministros e ministras e seus familiares
Renovando as forças para o ministério

O Sínodo Espírito Santo a Belém promoveu nos dias 16 a 18 de novembro um retiro sinodal de ministros/as e seus familiares. O retiro aconteceu na Casa de Retiros São Bento, paróquia de Pancas. “Cuidar de quem cuida”: este foi o lema que conduziu toda a programação do retiro. Estiveram presentes 15 agentes de saúde da Associação Central da Saúde Alternativa – Acesa, que realizaram atividades como massagem relaxante e antiestresse, alongamento, limpeza de ouvido, acupuntura para problemas somáticos e reflexivos, reflexologia, massagem de drenagem linfática e banho de argila. Este banho de argila com imersão total foi realizado dentro da floresta com terra virgem. Foi um mutirão de pessoas que cuidaram dos cuidadores.

A Acesa conta com 60 agentes no total no Espírito Santo. Tem como lema de trabalho “Resgatando a Sabedoria Popular”, rebuscando na terra e nas plantas a cura para muitas enfermidades que vão além dos problemas físicos do corpo. A Acesa realiza em torno de 5.000 atendimentos por ano.

Também foi realizada uma roda de conversa com integrantes do MPA que trouxeram dados muito preocupantes para o Espírito Santo nos próximos anos. Estima-se a migração de 1/3 da população capixaba para os centros urbanos localizados mais no litoral. Isso tudo devido um investimento de aproximadamente 100 bilhões de reais que serão aplicados no setor rodoviário, aeroportuário, portuário, industrial, petróleo e gás. Serão criados monumentos e parques no interior do Estado que forçarão a migração das pessoas do interior para as cidades. E aí vem a preocupação: onde estão inseridas as comunidades luteranas com seus membros? Como a IECLB vai acompanhar este processo? Está lançado o desafio!

No domingo bem cedo todos pegaram a estrada para um passeio pelas belezas naturais de Pancas, com suas pedreiras que alcançam quase 1.000 metros de altitude. Mas ao passar na cidade de Pancas todos se defrontaram com os prejuízos causados pela tromba d’agua que caiu na cidade na noite de sexta-feira, dia 16 de novembro. O que se viu foi um cenário de destruição causado pela grande quantidade de água repentina que derrubou parte das casas, arrastou móveis e carros e encheu a parte mais baixa da cidade e das propriedades rurais com muita lama. A chuva atingiu em torno de 3.000 pessoas no município e deixou aproximadamente 100 desabrigados.

Continuando o passeio, todos foram até a rampa de voo livre que dá uma vista panorâmica da beleza natural dos Pontões Capixabas.

No caminho de volta, foi realizada uma visita à igreja e ao cemitério da Comunidade de Panquinhas, córrego Palmital. Além de ser a comunidade de origem do Pastor Sinodal Joaninho Borchardt, onde ele foi batizado e confirmado, esta comunidade também já recebeu a visita de dois governadores do Espírito Santo, Paulo Hartung e Renato Casagrande, e do pastor presidente da IECLB Augusto Ernesto Kuhnert. Panquinhas foi a primeira igreja luterana ao norte do Rio Doce.

Participaram do retiro 25 ministros, dos quais alguns estavam acompanhados de esposas e filhos. Tendo a frente a maratona de fim de ano, o pastor sinodal Joaninho destacou na carta convite aos ministros/as: “Será um momento de destravar e aliviar o ponto de tensão”. 

E assim se fez. E para continuar em equilíbrio, no encerramento cada integrante recebeu mudas de plantas medicinais, chás e remédios que a Acesa produz para o cuidado da saúde integral. 
Os ministros e ministras agradecem a coordenação da Acesa por enviar seus agentes, às lideranças da paróquia de Pancas e ao pastor Enio Fuchs pelo acolhimento e ao Sínodo Espírito Santo a Belém, na pessoa do Pastor Sinodal Joaninho Borchardt, que defendeu a necessidade deste momento para os ministros e ministras. Certamente foi proporcionado um momento de cuidar bem do bem da IECLB.

Texto: Nivaldo Geik Volz
Pelo Conselho de Comunicação do SESB

Fonte: Conselho de Comunicação do SESB
Publicado: terça-feira, 20 de novembro de 2012
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann