Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
foto: Valdir Baebler
UP Santa Maria comemora Dia da Reforma
O evento que aconteceu na Comunidade de Belém, Paróquia Aliança, reuniu aproximadamente 1.200 pessoas

Num dia com temperatura acima dos 30 graus, foi necessário beber da fonte para aliviar a sede e o calor. Nessas condições aconteceu o Dia da Reforma em 31 de outubro na Comunidade de Belém, paróquia Aliança, município de Santa Maria de Jetibá. Estiveram presentes aproximadamente 1.200 pessoas que celebraram o tema Igreja da Reforma, Igreja sempre em REFORMA! Bebendo na Fonte do Deus Vivo! 

Na pregação conduzida pelo pastor Rodrigo André Seidel, coordenador da União Paroquial Santa Maria, foi apontada a necessidade que temos de retornar à fonte das Sagradas Escrituras. Lutero não quis ser o elemento mais importante da Reforma, e sim, apontou para a redescoberta da palavra de Deus que conduz a Igreja e a vida das pessoas. Fala-se tanto do Dia da Reforma a partir de Lutero, mas se esquece de falar sobre as 95 teses que foram o pontapé inicial deste movimento. A partir disso, fica a pergunta: qual é o luterano que conhece estas 95 teses ou, na pior das hipóteses, pelo menos uma delas para poder fazer jus à Reforma? Em tempos de tanta confusão espiritual e confessional, é necessária uma volta urgente à fonte da Sagrada Escritura para saciar a sede de sentido de vida de tantos cristãos de nosso tempo. 

Foi celebrada a Ceia do Senhor e antes do envio final do culto, cada participante recebeu uma caneca. Com esta em mãos, todos passaram pela fonte de água mineral e pegaram desta água com a sua caneca, que foi bebida ao mesmo tempo por todos no momento das palavras do envio final.

Como já é tradição de todos os anos, foi realizada a campanha do alimento para o Hospital Evangélico de Vila Velha e os hospitais de Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Santa Leopoldina.
O culto foi organizado pelas paróquias que compõem a União Paroquial Santa Maria e celebrado pelos seus ministros e ministras: Jequitibá (P. Marcos César Vollbrecht), Aliança – Belém (P. Scharles Roberto Beilke), Unida - Santa Leopoldina (P. Rodrigo André Seidel), Santa Maria de Jetibá (Pa. Argéli Katiusa Karsburg, Pa. Marli Hoffmann Gaede, P. Edivaldo Binow e P. Valdemar Gaede), São Luís (P. Rogério Beling), São Sebastião (P. Sidney Retz) e Santa Teresa (P. Nivaldo Geik Volz). Contou com a participação dos trombonistas das comunidades, coral de vozes da Comunidade Martim Lutero e grupo de canto da comunidade de Belém. A celebração iniciou com um café da manhã partilhado e encerrou ao meio dia com almoço livre para todas as pessoas.

Texto: P. Nivaldo Geik Völz, pela União Paroquial Santa Maria

Fotos: Valdir Baebler


Assista o vídeo com o Culto na íntegra:


Fonte: União Paroquial Santa Maria
Publicado: quinta-feira, 1 de novembro de 2012
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann