Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
foto: P. Eloir Carlos Ponaht
Dia da Reforma no Município de Laranja da Terra
Dia da Reforma, Celebrações simultâneas, e “Festa do Brote” no Município de Laranja da Terra

Em Laranja da Terra, desde a sua emancipação, 31 de outubro é feriado municipal do Dia da Reforma Luterana.

As paróquias da IECLB, a cada ano, celebram este dia com muito entusiasmo. Sempre se fez um café durante o evento, tendo como principal prato o “Brote”, com resgate e menção à cultura pomerana, que é forte no Município. Assim sendo, ao lado do Dia da Reforma, 31 de outubro ficou conhecido em Laranja da Terra como o dia da “Festa do Brote”!

Todos os anos, as paróquias de Crisciúma, São João de Laranja da Terra e Vila de Laranja da Terra organizam em conjunto esta comemoração. Pessoas e lideranças de outras denominações religiosas participam do evento.

Para 2012, a maneira de celebrar o dia foi organizada de forma a proporcionar maior participação e de abranger maior área dentro do Município. Por isso, foram feitas três celebrações no mesmo horário, às 14h00. Uma na Vila de Laranja da Terra (com P. Lourival Ernesto Felhberg), outra na Sede do Município (com P. Eloir Carlos Ponaht) e outra em Jequitibá Pequeno (com Pa. Fernanda Pagung Reinke, P. Erni Reinke e Diác. Nilza Abel Gumz). Em ambos os locais, a celebração foi realizada com participação de grupos, corais e trombonistas. A Ceia do Senhor marcou a união e a comunhão das comunidades das três paróquias: Estávamos unidos em um só corpo, em um só Espírito, ainda que em três ambientes diferentes. Após o Culto, em cada local, aconteceu a já tradicional, conhecida e esperada “Festa do Brote”, que, para este ano, teve acréscimos com acompanhamentos como bolos, dos mais diversos, pães e biscoitos.

Em cada local, houve muito envolvimento das lideranças e muita participação. Contando os três locais de realização do evento, estima-se uma participação simultânea no Município de aproximadamente 1.700 pessoas.

O dia foi de intenso calor, mas resultou com uma tão esperada chuva ao final do evento, após prolongado período de seca na região.

Expectativas e ideias novas já estão florescendo para o próximo ano, no intuito de realizar uma grande festa, ainda mais envolvente e participativa, para celebrar o Dia da Reforma, que traz consigo a “Festa do Brote”!

Deus fortaleça e abençoe para que o Dia da Reforma seja sempre comemorado, testemunhando a fé da tradição luterana, que traz como herança o resgate da pureza do Evangelho.


Fonte: Paróquia Ev. de Confissão Luterana em Laranja da Terra
Publicado: terça-feira, 30 de outubro de 2012
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann