Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
foto: Primeira capela construída em Vila Velha-ES
60 anos de presença luterana na Grande Vitória
Dia 21 de outubro a União Paroquial Grande Vitória promoverá uma celebração especial pelos 60 Anos de Presença Luterana na Grande Vitória

A União Paroquial Grande Vitória comemora 60 anos de presença luterana na Grande Vitória no dia 21 de outubro, às 10h, na Comunidade Bom Pastor, Paróquia de Vila Velha. Além de celebração, a festa contará com galeria histórica, almoço, brincadeiras e shows de concertina e dos trombonistas. A Comunidade fica localizada na Rua Francisca Guimarães, 730, Alvorada/Ipessa – Vila Velha.

A atuação da IECLB na atual Região Metropolitana da Grande Vitória teve início no ano de 1952, com a realização dos primeiros cultos em residências de famílias luteranas que haviam migrado anteriormente do interior para a cidade grande.

O fluxo migratório de pessoas do interior para a região metropolitana do estado do Espírito Santo, inclusive de luteranos, influenciou no crescimento da IECLB na Grande Vitória, até mais que a ação missionária em si. Ainda assim, é preciso reconhecer o esforço e o trabalho dedicado dos ministros e membros, que continuamente se dispuseram a edificar comunidades, procurando se aproximar daqueles que, vindos do interior, deparavam-se com uma realidade diferente na capital.

Assim, num movimento contínuo foram surgindo novas comunidades que, até o ano 2000, mantinham-se integradas a uma única paróquia. Após reflexão, que envolveu lideranças das oito comunidades já existentes, decidiu-se por uma descentralização administrativa, sendo constituídas as paróquias de Vitória, Vila Velha e Serra. Assim também, decidiu-se criar a União Paroquial da Grande Vitória, uma instância especialmente dedicada a articular o desafio missionário na cidade grande.

Em agosto de 2009, houve a desvinculação administrativa da Paróquia de Vitória, surgindo também a Paróquia de Cariacica. Atualmente, portanto, a Grande Vitória é formada por quatro paróquias, Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória, que totalizam onze comunidades.
Fonte: Registros da Paróquia de Vitória e Comissão de Organização
Publicado: terça-feira, 25 de setembro de 2012
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann