Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
foto: Letícia Montanet
Reunião dos Coordenadores Sinodais da Campanha de Missão Vai e Vem
Comunidade missionária - Igreja viva - Campanha de Missão Vai e Vem

Já na sua segunda edição, no dia 12 de maio, na Sede Nacional da IECLB, em Porto Alegre/RS, foi realizada a Reunião dos Coordenadores Sinodais da Campanha de Missão Vai e Vem.

Dando início aos trabalhos, o P. Mauro Schwalm, Secretário de Missão, deu as boas vindas aos participantes do encontro e compartilhou o seu desejo de que todos saíssem dali motivados, no sentido da vivacidade que a Igreja e a Campanha Vai e Vem necessitam para o seu crescimento.

Após o canto do hino 165, o P. Mauro propôs um momento de meditação, com base em 2Timóteo 1.6-8a, palavra prevista para o sábado no devocionário Castelo Forte, pedindo que Deus acompanhasse a todos neste dia, dando espírito de coragem e também o amor e a moderação que são necessárias para que as pessoas se sintam convencidas e participem da missão de Deus na IECLB.

Após um momento de oração, os presentes cantaram o hino 286 e o P. Mauro convidou a Secretária Geral da IECLB para usar a palavra. Na sua fala, a Diác. Ingrit Vogt mencionou a satisfação da Presidência e da Secretaria Geral com a realização do Encontro e reforçou a importância deste compartilhar, conhecer, conviver e trocar as informações mutuamente. A Secretária Geral participou aos representantes sinodais a reativação da Secretaria de Missão, uma decisão do Conselho da Igreja, e o convite ao P. Mauro Schwalm para que assumisse esta pasta na IECLB. A Diác. Ingrit Vogt explicou, ainda, os três programas prioritários na Igreja: Programa Acompanhamento e avaliação ministerial e Formação teológica continuada - Programa de qualificação funcional - Programa de acompanhamento de estudantes. “Que sejamos Comunidade missionária - Igreja viva e que esse seja um dia abençoado, produtivo, de experiência e de boa convivência”, finalizou.

Para as apresentações pessoais, o P. Mauro propôs uma dinâmica: pediu que todos circulassem pela sala e, certa hora, que parassem. Então, cada pessoa deveria formar um par com aquela que estivesse mais perto e as duas deveriam contar uma para a outra um pouco a seu respeito. Minutos depois, dentro do espírito ´Vai e Vem´, como explicou o P. Mauro, cada um apresentou o seu companheiro de conversa. “Esse é o espírito da Campanha: que todos e todas participem – do seu jeito, com a sua história, que todos e todas façam parte da missão!”, destacou.

Estiveram presentes, além da Secretária Geral e do Secretário de Missão, a Coordenadora Técnica de Projetos e da Campanha Vai e Vem, Gisele Mello, e representantes de 16 dos 18 Sínodos da IECLB: Amazônia (Thiago Pagung Lauvers), Brasil Central (P. Everton Luiz Knaul), Centro-Campanha-Sul (P. Décio Weber), Centro-Sul Catarinense (Paulo Ricardo Koterba), Espírito Santo a Belém (P. Sinodal Joaninho Borchardt), Mato Grosso (Creusa Maria da Silva), Nordeste Gaúcho (Clair Rosane Scherer Casagrande), Noroeste Riograndense (Massilo Engster), Norte Catarinense (P. Cristiano Ritzmann), Paranapanema (Gerhard Arndt), Planalto Rio-Grandense (P. Fábio Staggemeier), Rio Paraná (Danieli Weirich), Rio dos Sinos (Elisabetha Kannenberg), Sul-Rio-Grandense (Nara Nörenberg e Carlos Renato Holz), Uruguai (P. Adi Pfeiffer), Vale do Itajaí (Adelino Sasse) e Vale do Taquari (Egon Frederico Lagemann, Harri Rückert e P. Sinodal Marcos Bechert). O representante do Sínodo Uruguai justificou a sua ausência e o Sínodo Sudeste não designou representação.

O Secretário de Missão iniciou a apresentação da Campanha compondo o que chamou de ´mosaico´. A primeira peça foi um resumo da palestra feita, no Encontro de 2011, pelo P. Dr. Dr. h.c. Gottfried Brakemeier, sob o tema ´Missão que nasce do Evangelho - O mandato da IECLB em seu contexto sócio-religioso´, em que frisou que missão não é assunto novo na IECLB, recordando o Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), o Fórum Nacional de Missão e o Tema ´Missão de Deus-Nossa Paixão´. Depois, foi feita a leitura do texto motivador da Presidência da IECLB para a Campanha de Missão 2012. Na sequência, o P. Mauro convidou a Diác. Ingrit a descerrar o banner da Campanha 2012 e os Coordenadores tiveram a oportunidade de expressar as suas impressões sobre a arte do cartaz, que foi muito bem recebida, com destaque especial para a importância de mostrar imagens de realizações da Campanha, pessoas em geral, crianças e construções, principalmente com o logotipo da IECLB, pois, como foi mencionado, ´quando estamos em lugar novo, ver o logotipo da nossa Igreja faz com que a gente se sinta em casa´.

Continuando a composição do mosaico, foram apresentadas as motivações da Campanha Vai e Vem 2012 bem como a sua chamada ´Comunidade missionária - Igreja viva´, que tem relação direta com o Tema da Igreja para este ano (Comunidade jovem - Igreja viva), além dos materiais que compõem a Campanha: cartaz, folder, adesivo e envelope, juntamente com o texto motivador, a versão impressa da palestra do P. Brakemeier, a Revista Novolhar de maio/junho, que trata sobre o tema ´missão´, bem como as edições de abril e maio do Jorev, sendo que esta última traz a Campanha Vai e Vem 2012 na capa, por ocasião do seu lançamento.

A projeção do vídeo com a Mensagem da Presidência para a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem 2012 também foi elogiada pelos Coordenadores, que apreciaram o relato do Presidente, as palavras de motivação, bem como a apresentação de fotos dos projetos missionários que já foram e que estão sendo apoiados com recursos da Campanha.

Gisele Mello, Coordenadora da Campanha, compartilhou com os presentes os valores arrecadados na Campanha Vai e Vem desde o seu lançamento, em 2008, explicou as metas financeiras gerais e por Sínodos bem como a lógica de quantidades e formas de envio dos materiais a Sínodos, Paróquias, Comunidades, Pontos de Pregação e setores identificados. A Coordenadora da Campanha também apresentou a página da Campanha no Portal Luteranos e explicou que todos os materiais estão disponíveis para download (baixar), principalmente o banner, disponibilizado apenas eletronicamente. Entre as formas de doação, Gisele apontou que também existem as ´Ofertas online´, um formato eletrônico de doação, disponível durante o ano inteiro na página da Campanha, no Portal Luteranos.

Gisele ainda relembrou as datas da Campanha: liberdade de ação dentro das datas de 27 de maio (lançamento - Pentecostes) e 30 de setembro (encerramento - último domingo do mês), sendo que a data limite para depositar as doações é 30 de outubro de 2012 – para todos os Sínodos, independente da data que escolheram para a realização da Campanha. Por fim, a Coordenadora convidou a todos que enviassem relatos de ações bonitas que acontecem na Igreja tendo como pano de fundo a Campanha Vai e Vem. Na ocasião, P. Mauro aproveitou para reafirmar que a grandeza dos números e dos resultados práticos é importante, mas principalmente a grandeza da construção: o fortalecimento de uma consciência missionária na IECLB.

Todos os Coordenadores tiveram a oportunidade de compartilhar com o grupo as suas dúvidas, críticas e sugestões, confirmando a relevância estratégica desse Encontro Nacional para a o cumprimento dos objetivos da Campanha Vai e Vem e, consequentemente, da missão da IECLB.

Após o canto dos hinos 260 e 166, o P. Mauro convidou para uma oração e agradeceu a presença, a participação e o empenho de todos e todas presentes, bem como a oportunidade de conhecer os Coordenadores Sinodais da Campanha Vai e Vem.

Ao final do evento, o P. Mauro Schwalm avaliou o Encontro como muito produtivo “O nosso objetivo era contextualizar a Campanha Vai e Vem no âmbito da IECLB, fornecendo informações necessárias, subsídios e impulsos, assim como orientações práticas para que os Coordenadores pudessem fazer um bom trabalho na sua região. Outra motivação, também importante, era proporcionar um espaço de troca de informações entre os Coordenadores, até porque sabíamos que parte deles estariam aqui pela primeira vez e, nesse espaço, poderiam se apoiar reciprocamente”, ressaltou. O Secretário de Missão afirmou estar muito satisfeito com a participação de todos, que foi construtiva, harmoniosa e elegre. “A partir dos relatos, é possível perceber uma inquietação no sentido que a Campanha de Missão da Igreja atinja o máximo do seu potencial, que estejam todos juntos como IECLB, que todos de envolvam”, completou.
Fonte: Portal Luteranos /Letícia Montanet - Jornalista - IECLB
Publicado: segunda-feira, 16 de julho de 2012
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann