Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
Conselho de Música do Sesb realiza XV Encontro Sinodal de Corais
Cantem hinos a Deus, o Senhor, todos os moradores da terra! Adorem o Senhor com alegria e venham cantando até a sua presença. (Salmo 100.1-2)

No último dia 18 de maio, Domingo Cantate, realizou-se no Singo’s Clube, em Jardim Limoeiro – Serra, o XV Encontro Sinodal de Corais do Sínodo Espírito Santo a Belém - SESB, promovido pelo Conselho de Música do SESB. O evento contou com a participação de 14 corais paroquiais, além do coral da ADL, num total de mais de 600 pessoas participantes. Belíssimas canções foram apresentadas e compartilhadas, resultando, mais uma vez, num encontro fraterno e motivador para o trabalho com o canto coral em nosso sínodo.

Na celebração do encontro, o Pastor Sinodal Joaninho Borchardt pregou sobre a palavra bíblica de Filipenses 3.17. Destaco algumas partes de sua pregação:

Meus irmãos, continuem a ser meus seguidores. E observem também os que vivem de acordo com o exemplo que temos dado a vocês. (Fp 3.17).

O apóstolo Paulo exorta a comunidade a seguir o exemplo das pessoas que seguem a Cristo. O modelo a ser seguido é o modelo dos que seguem a Cristo. 

Vivemos num mundo carente de modelos a seguir. Faltam referenciais. Tudo é permitido. Há falta de compromisso. As pessoas querem fazer justiça com as próprias mãos (vimos isso no caso da dona de casa que foi linchada em Guarujá, sem nenhuma culpa). Vivemos numa sociedade que está perdendo os valores morais e éticos, onde o certo é errado e o errado é o certo. Com isso nos esquecemos de seguir a Jesus. Só seguimos a Cristo quando nos é conveniente. 

Nós Somos lembrados diariamente o quanto Deus investiu para nos salvar: Jesus sofreu, morreu pregado na cruz e ressuscitou ao terceiro dia e, assim, nos resgatou das trevas para a luz. Esse mesmo Jesus nos chama para sermos seus imitadores e seguidores. Somos chamados a sermos modelos. E não precisamos ter medo disso. Ser modelo é uma opção. Não precisa ser perfeito. Todos nós erramos. O apóstolo Paulo também tinha consciência de que não era perfeito. Paulo reconhecia que era fraco e que Deus o tornava forte em sua fraqueza. 

Como cristãos, vivemos numa constante busca em sermos exemplos de fé, de ajudarmos e sermos ajudados. Nesta certeza, Deus nos acompanha e não nos abandona, mesmos com as nossas imperfeições e fraquezas. 

Que sigamos o modelo de Jesus Cristo, que resumiu todos os mandamentos em um só: O mandamento do amor. Coloquemo-nos à disposição, como bons cristãos, de sermos exemplos e referências para outras pessoas! 

Registramos ainda nossos sinceros agradecimentos a todas as pessoas que, de uma ou de outra forma, contribuíram para o sucesso do evento. Em especial, agradecemos à União Paroquial Grande Vitória e Paróquia da Serra, nossos anfitriões, pelo empenho desmedido, ao coro de trombones da Comunidade de Rio das Pedras, pela participação no evento, e ao Conselho de Música do SESB, que, ano após ano, tem se empenhado pelo aprimoramento dos encontros sinodais de corais, dedicando seu tempo e seus dons. Que Deus continue abençoando o canto coral em nossas comunidades!

Diác. Jianfranco F. Berger
Coordenador do Conselho de Música do SESB


Veja abaixo imagens do evento:

Fonte: Coordenação do Conselho de Música do SESB
Publicado: segunda-feira, 19 de maio de 2014
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann