Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
foto: Valdemar Gaede
Lançamento da pedra fundamental do templo de São Sebastião do Meio
Ponto de Pregação São Sebastião do Meio faz o lançamento da pedra fundamental do templo em construção em culto especial

No dia 02 de março do ano de 2014, foi celebrado o culto de lançamento da pedra fundamental do templo do Ponto de Pregação São Sebastião do Meio, filiado à Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Santa Maria de Jetibá. 

O culto foi oficiado pelo Pastor Valdemar Gaede e pela Pastora Argéli Katiusa Karsburg, da Paróquia de Santa Maria de Jetibá, pela diácona Ângela Lenke, visitante da Paróquia de Vitória. O ato de lançamento da pedra fundamental foi presidido pelo Pastor Sidney Retz, da Paróquia de Alto São Sebastião e coordenador da União Paroquial Santa Maria, representando o Pastor Sinodal Joaninho Borchardt, do Sínodo Espírito Santo a Belém. 

As famílias evangélico-luteranas residentes na localidade de São Sebastião do Meio em breve terão o seu templo próprio totalmente concluído. Até agora os cultos, os encontros de ensino confirmatório e outras atividades eram realizadas numa pequena sala cedida pela família Floriano Schmidt. No dia de lançamento da pedra fundamental foi a primeira vez em que a futura Comunidade de São Sebastião do Meio se reuniu no seu templo em construção. Já vem de longe o plano de se construir um templo na localidade. No passado já houve tentativas que não deram resultados concretos. Porém, nos últimos meses a situação mudou. 

No início do ano de 2013 uma comissão composta por Valdemiro Retz, Floriano Schmidt e P. Valdemar Gaede visitou 31 famílias residentes na área do Ponto de Pregação de São Sebastião do Meio, levando a proposta da construção de um templo. A proposta foi bem recebida pelas famílias visitadas. Todas se dispuseram a contribuir para a construção. Depois deste trabalho de visitação foi marcada uma assembléia geral. Isto aconteceu no dia 30 de maio de 2013. Nesta assembléia, que teve a presença de 25 pessoas, foi apresentado um desenho provisório de uma edificação com a medida de 16 por 9 metros, incluindo uma torre de 3 por 3 metros. Nesta mesma reunião o Sr. Floriano Schmidt se prontificou a doar o terreno para a construção. 

Na mesma oportunidade foi eleita uma diretoria do ainda Ponto de Pregação de São Sebastião do Meio. Esta diretoria, também encarregada de fazer os encaminhamentos e acompanhar a construção do templo, ficou assim constituída: Floriano Schmidt (presidente), Waldemiro Manske (vice-presidente), Alimar Holz (tesoureiro), Flávio Hachbart (vice-tesoureiro), Sinésio Inácio Barbosa (secretário) e Rosali Abeldt (vice-secretária). 

Depois desta assembléia geral, a diretoria eleita se reuniu para fazer os devidos encaminhamentos para o início das obras. Uma campanha de doações em dinheiro e material de construção teve início entre os moradores da localidade como também entre outras pessoas e empresas da cidade e do município de Santa Maria de Jetibá. Também o Fundo de Missão Interna da Paróquia de Santa Maria de Jetibá colocou recursos financeiros à disposição. Assim os trabalhos de construção tiveram início no dia 14 de outubro de 2013. No domingo “Estomihi”, cujo nome está baseado no Salmo 31.3 (“Tu és a minha rocha”), foi solenemente lançada a pedra fundamental do templo de São Sebastião do Meio, sendo que a obra já se encontra debaixo do telhado e com a torre erguida. Ainda no início dos trabalhos de construção medida do templo foi alterada para 19 por 9 metros. 

Numa urna, preparada e doada pelo Sr. Rodolfo Schroeder, foram depositados os seguintes documentos e materiais: 
a) ata de lançamento da pedra fundamental; 
b) plano de cultos da Paróquia de Santa Maria de Jetibá; 
c) periódico “Arauto da Fé”, da Paróquia de Santa Maria de Jetibá; 
d) periódico “O Semeador” do Sínodo Espírito Santo a Belém; “Jornal Evangélico Luterano”, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; 
e) ata da decisão da construção do templo de São Sebastião do Meio e da eleição da primeira diretoria do Ponto de Pregação; 
f) lista de presenças da mesma reunião; 
g) lista dos possíveis futuros membros da Comunidade de São Sebastião do Meio; 
h) lista de doadores para a construção do templo; 
i) cartaz-convite para a festa de lançamento da pedra fundamental; 
j) a Bíblia; 
l) hinário da IECLB “Hinos do Povo de Deus”, Catecismo Menor de Martim Lutero, livro “Presença Luterana no Espírito Santo” e moedas. 

Deste momento especial participaram o presidente da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Santa Maria de Jetibá, Sr. Elmiro Haese, o presidente da Paróquia de Santa Maria de Jetibá, Sr. Avelino Hell, membros residentes na região de São Sebastião do Meio, o grupo musical “Amigos pela Fé” da Comunidade de Santa Maria de Jetibá, o grupo de metais da Comunidade de Alto São Sebastião, o coral da Comunidade de Santa Maria de Jetibá, lideranças de várias comunidades vizinhas, e visitantes de várias localidades. 

Após as celebração do culto houve programação festiva até o findar do dia.

Texto: Pastor Valdemar Gaede



Veja abaixo fotos do evento:

Fonte: Paróquia de Santa Maria de Jetibá
Publicado: sexta-feira, 21 de março de 2014
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann