Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
foto: P. Valdir Weber
Paróquia de Salvador promove projeto sociocultural: Sementinha
Projeto sociocultural nos bairros Federação e Alto das Pombas

A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Salvador está dando um novo passo em uma atuação missionária e diaconal. O diálogo entre membros da comunidade luterana no decorrer do segundo semestre de 2013, ativado pela discussão em torno do planejamento estratégico para esta comunidade, foi o embrião deste novo passo da Comunidade.

Este projeto tem uma proposta de atuação em uma intervenção sociocultural junto às comunidades localizadas nas proximidades da Igreja Luterana de Salvador. Este passo da Comunidade Luterana abrir-se para a comunidade local é um desejo de um grupo de membros que reforçam a importância de realizar um trabalho diaconal junto a crianças e adolescentes carentes e vulneráveis socialmente. O Bairro da Federação, principalmente a comunidade Alto das Pombas, é o principal alvo, por ser próximo à Igreja Luterana, que dispõe de espaço físico razoável para iniciar a atividade com alguns grupos.

Discutiu-se muito em que área a Comunidade poderia dar esta sua contribuição, de tal forma que viesse ao encontro com aquilo que pulsa entre estes jovens e adolescentes. E, reconhecendo no universo da música, da dança, dos ritmos e movimentos uma maneira importante pelo qual o povo de Salvador se expressa, se desenvolve, se coloca e se relaciona no mundo, foi identificado nisto uma oportunidade de contribuir na construção de ações que promovam um desenvolvimento social inclusivo. Especialmente para estas crianças, adolescentes e jovens que dependem de oportunidades para o seu desenvolvimento equilibrado no meio em que vivem. 

O tema do ANO de 2014 – viDas em comunhão, com o Lema: Procurai a paz da cidade … (Jr 29, 7), também serviu de impulso neste momento histórico. Assim diz no seu texto base: “Diante e dentro dessa realidade urbana, o papel da Igreja não é recolher-se cada vez mais no templo, mas de voltar-se para a cidade, dialogar com a cidade, procurar entender a dinâmica da cidade. Na verdade, cabe à Igreja criar condições para que as gentes das cidades, membros e não membros, tenham a comunidade como espaço e oportunidade para expressar o que são e o que sentem, para, através do diálogo, da convivência e com a luz que vem do Evangelho, dar rumo para seu cotidiano.”

A Paróquia Luterana de Salvador congrega diversas pessoas sensíveis e também qualificadas em música e dança, pessoas com capacidade pedagógica, além de dons e a vontade especialmente para uma interação com a infância e adolescência. Considerando ainda a possibilidade de contar com a colaboração de outros profissionais qualificados que, através de parcerias possam estar participando deste projeto, os membros da comunidade luterana veem a possibilidade de construir uma atuação que melhore o entrosamento da comunidade luterana com o contexto e contribua para uma melhora das condições sociais da população no entorno de onde mantém sua sede.
Este projeto tem o apoio de diversos voluntários de membros da Comunidade e de amigos da Comunidade Luterana. E temos igualmente um apoio financeiro através de uma parceria de uma Associação Cultural e Esportiva da cidade de Dinkelsbühl, da Alemanha. Este recurso é destinado exclusivamente para crianças e adolescentes carentes.

A primeira ação prática iniciará no dia 15 de março próximo, com Coral Infantil, e a segunda atividade, com música de sopro, terá início em 26 de abril, atendendo inicialmente 40 crianças. Todas as atividades contarão com atividades de integração e convivência social. Rogamos ao bondoso Deus que conduza este trabalho diaconal e que este projeto seja a expressão “da fé que age por meio do amor”. (Gálatas 5.6).

P. Valdir Weber
Fonte: Paróquia de Salvador
Publicado: sexta-feira, 14 de março de 2014
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann