Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
foto: Edivaldo Binow
Culto de Ordenação ao Ministério Eclesiástico em Santa Maria de Jetibá/ES
Estes são os cinco novos pastores, de origem capixaba, ordenados ao ministério. Da esquerda para a direita: Carlos Rominik Stur, Luiz Temóteo Schwanz, Marcelo Peter da Silva, Adriel Raach e Sérgio Wruck Klippel.

O templo da comunidade de Santa Maria de Jetibá ficou pequeno para tantas pessoas que ali chegaram no dia 16 de fevereiro para celebrar. As bandeiras que tremulavam na torre do templo, como é tradição em dias festivos, lembravam que a celebração era especial, pois se tratava da ordenação de cinco novos ministros de nossa Igreja. Por este motivo, diretoria, ministros e membros da comunidade se organizaram para receber com carinho as caravanas e vários ministros e ministras, preparando café da manhã e almoço. Os trombonistas posicionados no coreto recebiam quem chegava com hinos tradicionais da IECLB. Ao entrar no templo, os participantes eram acolhidos com o grupo de canto. Foi uma oportunidade especial para nossa comunidade receber o Pastor Presidente da IECLB Nestor Friedrich e o Pastor Primeiro Vice Presidente Carlos Augusto Möller, juntamente com a Secretária da Habilitação ao Ministério Catequista Dra. Haidi Drebes.

Durante a celebração, o Pastor Presidente Nestor Friedrich informou que a comunidade reunida em Santa Maria de Jetibá estava representando toda a IECLB que agora acolhe em seu meio seus novos Ministros Pastores Adriel Raach, Carlos Rominik Stur, Luiz Temóteo Schwanz, Marcelo Peter da Silva e Sérgio Wruck Klippel. O Pastor Sinodal Joaninho Borchardt, do Sínodo Espírito Santo a Belém, comentou da alegria de termos mais cinco capixabas compondo o quadro de ministros e ministras da IECLB.

Em sua mensagem, o Pastor Presidente Nestor Friedrich tratou sobre o tema do ano, e a partir do lema bíblico convidou a todos nós a não nos deixarmos levar por sentimentos de raiva ou vingança, mas sim buscar a paz ali onde Deus nos colocou, praticando o bem e o cuidado com as pessoas. Este desafio faz parte do ministério pastoral. E para os novos ministros ficou a motivação de reconhecer que no envio a Igreja os colocou onde pessoas necessitam de cuidado, de atenção, necessitam se sentir amadas. Da mesma forma como estes novos ministros são convidados a cuidar, a pastorear, também a IECLB quer exercer este cuidado com aqueles que Deus chama para o ministério.

A celebração durou três horas, mas pelos comentários de lideranças da comunidade, o tempo foi curto diante de tantos momentos emocionantes. Após a mensagem, seguiu-se com o ato de ordenação. Para a comunidade reunida foi lembrado que ao vivermos o sacerdócio geral de todas as pessoas crentes, a igreja assume a responsabilidade de acolher pessoas vocacionadas por Deus, prepará-las e enviá-las ao povo de Deus para que ensinem e preguem o Evangelho. A Ordenação é parte importante deste processo e através dela a Igreja legitima o chamado para o ensino público do Evangelho. Ao colocarem-se diante do altar, os ordenandos foram apresentados por seus assistentes, lembrando sua caminhada de fé, de estudos e preparação, estando agora aptos para ingressar no ministério. Assim, firmaram o seu compromisso com o ministério pastoral na IECLB e testemunhando sua confiança na graça de Deus receberam através do Pastor Presidente e demais assistentes a bênção com imposição de mãos, seguindo a tradição apostólica. Após este ato tão significativo que legitima o exercício do ministério, cada um recebeu através de seus familiares suas vestes litúrgicas, num momento de forte emoção. O Pastor Emérito Ido Port, assistente convidado pela presidência, entregou aos ordenandos suas “enxadas” para o trabalho, livro de culto, Bíblia e documentos normativos da IECLB, e os motivou a enfrentar os desafios do ministério pastoral diante da modernidade que vivemos, com pessoas cada vez mais “conectadas” e isoladas, sendo o nosso desafio motivar para a comunhão.

Cada ordenando também recebeu palavras de motivação de seus assistentes. Adriel Raach, nascido em Vila Valério, ES e que foi enviado para Rurópolis no Pará, teve como assistente o Pastor Edilson Tetzner, de Vila Valério. Carlos Rominique Stur, natural de Pancas, ES, e que foi enviado para Baixo Guandu, ES, teve como assistente o Pastor Sinodal Orlando Christmann, do Sínodo Mato Grosso. Luiz Temóteo Schwanz, que nasceu em Afonso Cláudio, ES, mas que viveu toda a sua infância em São João do Garrafão, interior de Santa Maria de Jetibá, foi enviado para Assis, São Paulo, e teve como assistente o Pastor Siegmund Berger, diretor da ADL (Associação Diacônica Luterana) e que comentou sobre sua alegria em saber que os cinco ordenandos passaram pela ADL ficando mais uma vez demonstrada a importante contribuição desta casa de formação e cuidado com a formação de lideranças na IECLB. O Pastor Sinodal Joaninho Borchardt, do Sínodo Espírito Santo a Belém, foi assistente de Marcelo Peter da Silva, natural de Afonso Cláudio, ES e que foi enviado para Alta Floresta D’oeste, Rondônia. Sérgio Wruck Klippel, natural de Domingos Martins, ES, foi enviado para Palmas, Tocantins, e teve como assistente seu mentor de período de habilitação ao ministério, Pastor Edson Pilz, da Paróquia de Indaial, Santa Catarina.

Após este momento também marcado por muitas emoções, o Pastor Presidente declarou que os cinco foram ordenados ministros da Igreja e como sinal de alegria e acolhimento seguiu-se com uma forte e calorosa salva de palmas. Ao final da celebração houve uma alegre confraternização com almoço preparado pela comunidade.

A Comunidade e também toda a Paróquia em Santa Maria de Jetibá estão agradecidas por receber esta celebração tão marcante e todos rogamos para que Deus abençoe o ministério pastoral de nossos novos ministros e também oriente a tarefa de cuidado e amparo a todos os ministros e ministras através da Secretaria Geral da IECLB.

Texto: Pastor Edivaldo Binow – Paróquia em Santa Maria de Jetibá



Veja abaixo imagens da cerimônia:

Fonte: Pastor Edivaldo Binow – Paróquia em Santa Maria de Jetibá
Publicado: sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann