Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
foto: Cláudio Seibel, Emerson Seibel e Rodrigo Kalke
Carreata pelo Dia da Reforma em Laranja da Terra
Participaram do evento as paróquias em Crisciúma, São João de Laranja da Terra e Vila de Laranja da Terra

31 de outubro em Laranja da Terra é feriado municipal pelo Dia da Reforma Luterana. Há 14 anos esta data é celebrada com um grande evento, envolvendo as 15 comunidades das três paróquias que abrangem a região. Este ano, de maneira diferente e inusitada, a população mobilizou-se para realizar uma grande carreata, com o objetivo de celebrar os 496 anos da Reforma Luterana, mostrando publicamente sua fé, sua alegria e sua gratidão pelas bênçãos que Deus tem concedido no testemunho dado pela IECLB no município. A carreata teve início na Comunidade em Jequitibá Pequeno, pertencente à Paróquia em Crisciúma, seguiu em direção à Sede do município, na sede da Paróquia em São João de Laranja da Terra, e terminou nas dependências da sede da Paróquia em Vila de Laranja da Terra.

A carreata juntou uma fila de carros de 5 quilômetros de extensão, percorreu um trajeto de 14 quilômetros, tendo aproximadamente 500 carros participantes, entre ônibus, caminhões e carros de passeio, além de muitas motos. Foram aproximadamente 2.500 pessoas participando das comemorações. Ao longo da carreata, foram anunciadas mensagens bíblicas, reflexões de Lutero, orações e significado da reforma luterana para a sociedade. No momento inicial, antes da saída da carreata, o pastor Erni Reinke conduziu uma reflexão de abertura do evento, seguida de uma oração feita pela Diácona Nilza Abel Gumz. Na sede do município, em frente à praça, a pastora Fernanda Pagung Reinke trouxe uma reflexão sobre a Reforma, seguida de uma oração feita pela Diácona Marcélia Klitzke. No ponto final da carreata, durante o culto, o pastor Eloir Carlos Ponath conduziu a pregação, com destaque à paixão e à coragem no testemunho da fé luterana, que deve ser sempre baseada no puro e verdadeiro Evangelho.

Corais e grupos de metais das três paróquias participaram do evento. Os corais se juntaram em um grande coralão e abrilhantaram a celebração no ponto final da carreata. Os grupos de metais se posicionaram em cima de um caminhão e tocaram em todas as paradas, como também com a carreata em andamento. E, na celebração, também apresentaram canções que acompanharam o momento. O prefeito de Laranja da Terra, Joadir Lourenço Marques, e o vice-prefeito, Jackson Bulerianm, ambos luteranos, membros na IECLB, participaram de todo o evento, junto ao carro principal. Tivemos a liberação da Prefeitura para o uso das estradas e ruas durante a carreata e a escolta da Polícia Militar, que organizou o trânsito.

Como bem interpreta nosso povo, durante a carreata fomos abençoados com uma forte chuva, que fez com que o culto, que seria celebrado em campo aberto, fosse transferido para dentro do Ginásio de Esportes. Ao final do culto, como já é feito há 14 anos, houve o momento de confraternização com um dos pratos típicos da cultura pomerana, o brote. Já neste momento a chuva havia parado, o que permitiu que o café se mantivesse o local previsto, no pátio da Igreja. Todo o café veio da doação das comunidades, que juntaram mais de 400 brotes, além de doces, manteiga e leite. Em torno de 50 pessoas trabalharam para servir o café, sem contar as tantas lideranças de cada comunidade, que ajudaram a recolher doações no dia anterior, enfeitar os carros que representaram cada comunidade, organizar o andamento da carreata etc.

Todo o evento foi acompanhado pela TV Gazeta. A reportagem, que será transmitida a todo o Estado do Espírito Santo no dia 10/11/2013, 7h da manhã, no Jornal do Campo, enfoca a importância da religião para o agricultor de Laranja da Terra e destaca o brote como comida típica da região, inclusive passando a receita e ensinando como preparar. Também a Rádio Comunitária – Líder FM deu total cobertura ao evento e transmitiu ao vivo todos os momentos.

O povo em geral, luteranos e de outras denominações religiosas, estão muito contentes com a inusitada e diferente forma de celebrar o Dia da Reforma Luterana. São muitas pessoas elogiando, parabenizando e já pedindo para que a carreata se repita no próximo ano. Que Deus desperte os corações das pessoas com este evento para que a paixão pela Igreja de Cristo seja experimentada e para que o testemunho seja fiel e corajoso no dia a dia de cada uma.

Texto: Pastor Eloir Carlos Ponath
Imagens: Cláudio Seibel, Emerson Seibel e Robrigo Kalke



Confira abaixo imagens do evento:

Fonte: Pastor Eloir Carlos Ponath (Paróquia em São João de Laranja da Terra)
Publicado: quinta-feira, 7 de novembro de 2013
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann