Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
foto: Carlos Musskopf
Vila Valério rumo aos 500 anos da Reforma
Comunidade em Vila Valério reúne 300 pessoas em culto comemorativo aos 496 anos da Reforma

O Culto da Reforma 2013 foi marcante para a Comunidade de Valério. Foi um dia muito especial. Primeiro, a bênção da chuva. Todos a aguardavam! Ela caiu do céu durante todo o dia. Depois, a presença de 300 pessoas. Não por último, o próprio culto. Tudo foi lindo!

A celebração, recordando os 496 anos da Reforma foi um momento para ser guardado na memória de quem esteve presente. Na acolhida, frases marcantes de Lutero impressas em banners foram lidas para a comunidade. Houve também uma boa explicação sobre a Rosa de Lutero. Neste dia, ela foi fixada no interior da Igreja. No altar, no chão, foi exposto um tapete vermelho com os dizeres: 1517-2017: 500 anos de Reforma. Todos estes gestos iniciais simbolizaram o início da caminhada da comunidade luterana em Vila Valério rumo aos 500 anos de Reforma.

Para a pregação esteve conosco o pastor Carlos Musskopf. Atualmente, ele é pastor na Paróquia em Santo André, São Paulo. Com muito carinho ele trouxe a mensagem do dia. Ele fez a comunidade viajar na história. “Ao mesmo tempo em que percebíamos a importância de Martim Luther no século XVI, sentíamos como é gratificante ser luterano nos dias atuais”, disse uma liderança. De fato, ele nos fez sentir bem em ser luterano.

Marcou também este dia o grupo de canto da comunidade em Jacarandá. Este grupo, regido por Vivaldo Dubberstein (Dengo), auxiliou o canto comunitário e a liturgia cantada do prontuário. Disse um membro: “Pastor, como foi lindo poder cantar a liturgia do nosso prontuário no culto de hoje”.

O culto da Reforma quer revelar que a figura e a vida de Lutero são lembranças de alguém que transformou a Igreja Cristã. Falar de Lutero no tempo presente é uma forma visível do nosso agradecimento e de nosso compromisso com o Evangelho de Jesus Cristo e com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana. Falar de Lutero é expressar gratidão a alguém que colaborou na seara do Senhor de modo significativo, particular e exemplar. É reconhecer que temos uma boa história de vida e fé para contar. É revelar que somos Igreja de Jesus Cristo. Igreja ecumênica, histórica, protestante. Igreja Evangélica de Confissão Luterana em solo brasileiro. O desafio é o de que fique na história e na vida de fé de nossas comunidades que Lutero redescobriu o Deus misericordioso ao ouvir a mensagem do Apóstolo Paulo: “O Justo viverá por fé” (Romanos 1.17).

Culto da Reforma 2013. Neste dia, a comunidade pôde em comunhão partilhar um almoço com churrasco após do culto. Somos gratos ao Deus da vida que nos permite ser Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Vila Valério.

Texto: Pastor Edilson Tetzner 
Fotos: Pastor Carlos Musskopf


Confira abaixo imagens do evento:

Fonte: Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Vila Valério
Publicado: terça-feira, 5 de novembro de 2013
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann