Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
foto: Jair Schulz
União Paroquial Santa Maria realiza o Dia Luterano num grande evento
Mais de 2.000 pessoas celebraram o dia da reforma luterana em Santa Maria de Jetibá

A Comunidade de Santa Maria de Jetibá teve a honra de acolher a celebração do dia da reforma 2013, evento promovido todos os anos pelas paróquias que compõem a União Paroquial Santa Maria. Uma equipe formada por muitas pessoas voluntárias teve a tarefa de preparar o ambiente celebrativo, o café da manhã compartilhado e o almoço.

A celebração já teve início bem antes de ocorrer o grande encontro das comunidades. Cada uma das 26 comunidades que fazem parte da União Paroquial Santa Maria recebeu uma grande cruz vazia, feita de madeira. Cada comunidade recebeu a tarefa de expor, em sua cruz, pelos caminhos da arte plástica, algo a respeito de sua história e de sua missão. Muitas pessoas estiveram envolvidas na preparação destas cruzes.

O primeiro momento litúrgico da celebração do dia 31 de outubro de 2013 foi a entrada solene de lideranças das 26 comunidades com as citadas cruzes, colocando-as sobre uma grande mesa aos fundos do altar, onde as mesmas ficaram expostas durante toda a celebração.

Duas ministras, nove ministros e um candidato a ministro participaram ativamente da celebração. Os grupos de metais de diferentes comunidades se uniram num grande coro. Componentes de alguns grupos de canto se reuniram para ajudar na parte musical.

Ao chegarem para o café da manhã, servido no “restaurante luterano”, muitas famílias entregaram os seus donativos, em forma de alimentos não-perecíveis e materiais de limpeza, destinados para os três hospitais da região (Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e Santa Teresa) e para o Hospital Evangélico, de Vitória. Já no “Ginásio de Esportes Pastor Hermann Roelke”, local da celebração, estavam disponíveis adesivos com o símbolo da IECLB, chaveiros da campanha para a restauração da “igreja de Lutero” da cidade de Wittenberg/Alemanha e livros diversos para aquisição.

Na entrada do ginásio cada participante recebeu uma pedra que guardou até último momento da celebração quando, depois de ouvirem a mensagem sobre o tema “Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas”, todos foram convidados a levar suas dores, sofrimentos, pesos e cargas ao pé da cruz de Cristo, atendendo os convites bíblicos “Vinde a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” e “Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade porque ele tem cuidado de vós”, respectivamente Mt 11.28 e 1 Pe 5.7, depositando, simbolicamente, as pedras guardadas até aquele momento, diante das cruzes preparadas pelas comunidades. Depois de serem aliviadas do peso de suas “pedras”, todas as pessoas participantes foram ungidas com óleo, em nome de Jesus Cristo, por um grupo de ministras e ministros, conforme ensina o texto bíblico de Tiago 5.14-16. Em seguida, todos foram abraçados por outro grupo de ministros, recebendo, como lembrança do encontro, uma pequena “cruz de El Salvador”.

Encerrada a celebração no ginásio de esportes, a grande comunidade reunida foi convidada a dirigir-se novamente ao “restaurante luterano”, onde uma eficiente equipe de trabalho serviu gratuitamente almoço para dois milhares de pessoas. Também neste momento, realizaram-se as palavras bíblicas de Mt 14.20: “Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram recolheram ainda doze cestos cheios”.

Texto: Pastor Valdemar Gaede
Fotos: Jair Schulz


Confira abaixo imagens do evento:

Fonte: União Paroquial Santa Maria
Publicado: sábado, 2 de novembro de 2013
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann