Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
foto: Valdir Baebler e Thiago Seick
Festa de Aniversário da Comunidade de Belém/ES
141 anos de presença Luterana - 46 anos da comunidade e 27 anos do atual templo

Domingo, 27 de outubro de 2013, um dia muito especial para a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Belém, pois comemoramos 141 anos de presença Luterana em Belém, 46 anos da constituição da comunidade e 27 anos da atual igreja.

Iniciamos o dia com uma bela celebração conduzida pelo pastor da Paróquia de São Luís, Rogerio Beling. Tivemos a participação de vários Grupos: “Amigos pela Fé” da Paróquia de Santa Maria; “Quarteto de Violinos” da Paróquia de São Luís; o coral e os trombonistas da Comunidade de Martim Lutero e da Comunidade de Belém, grupo de flauta e violão da Comunidade de Belém, além de membros e visitantes, entre os visitantes, pastor emérito Ido Port e esposa.

O Conselheiro fiscal, Valdir Baebler, contou um pouco da história da comunidade, a qual teve seu início em 1872 com a chegada dos primeiros Imigrantes Pomeranos a Belém - Santa Maria de Jetibá/ES. Os pomeranos sempre tiveram a preocupação com a educação e logo construíram uma escola, a mesma também serviu como igreja por muitos anos. No dia 06 de março de 1964 aconteceu o lançamento da Pedra Fundamental da Capela, a mesma foi inaugurada em 23 de outubro de 1966. No ano de 1967 passamos a ser uma comunidade, filiada a Paróquia de Jequitibá. A comunidade foi crescendo e a Capela já era pequena demais, decidiu-se então construir uma igreja maior. No dia 08 de julho de 1984 foi o Lançamento da Pedra Fundamental. Dois anos depois, ou seja, no dia 26 de outubro de 1986 a igreja foi inaugurada. Para conhecer toda História da comunidade acesse a nossa página na internet: www.luteranos.com.br/alianca

O primeiro presbitério da comunidade foi formado por três pessoas: Augusto Foesch, Henrique Bausen (falecido) e Alberto Ricardo Raasch (falecido). Seu Augusto, Elcio Raasch, o filho do seu Alberto, e Ilsaleia Bausen, a filha do seu Henrique, foram convidados a se fazerem presentes em frente ao Altar. Também foram convidados Adolfo Krüger, o vice-presidente da época da inauguração da igreja, e Manfredo Krüger, o atual presidente. O conselheiro fiscal, Valdir Baebler agradeceu a todos pelo trabalho realizado na comunidade. Como se tratava de um aniversário, também teve bolo, cantamos parabéns acompanhado pelos trombonistas, e os convidados apagaram as velas dos bolos.

Depois da celebração tivemos um delicioso almoço, seguido de muita música. A festa foi abrilhantada com os shows: de “Stilos”; “Tradição”, as duas bandas formadas por membros da comunidade, e “Jéssica e Banda”. Para finalizar, tivemos show de concertina, iniciado com Guilherme Schwanz e em seguida com Danilo Barht.

Em primeiro lugar agradecemos a Deus por esta longa caminhada e por este dia festivo maravilhoso, a todos que trabalharam e doaram o seu tempo e seus dons para a edificação da comunidade. A todos que participaram da celebração e da festa, o nosso muito obrigado.


Assista abaixo a gravação do culto na íntegra:


 


Confira abaixo imagens da festividade:





Texto: Valdir Baebler
Correção de texto: Deyse Boldt Foesch
Fotos: Valdir Baebler e Thiago Seick
Vídeo: Rodnei Braum
Fonte: Paróquia Aliança
Publicado: sábado, 2 de novembro de 2013
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann