Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
foto: Rubens Stuhr
Reinauguração do templo da Comunidade no Rio XV de Novembro
Foi reinaugurado, no dia 22 de setembro, o templo da Comunidade no Rio XV de Novembro, pertencente à paróquia em Vila Pavão. A comunidade está comemorando 55 anos de existência.

Foi reinaugurado, no dia 22 de setembro, o templo da Comunidade no Rio XV de Novembro, pertencente à paróquia em Vila Pavão. A comunidade está comemorando 55 anos de existência. 

No ano passado, decidiu-se fazer uma reforma geral do templo. Tudo foi renovado. A mobília (altar, púlpito, pia batismal) e os utensílios (cálice, caixa de óstias, pátena, prato de batismo, castiçais, paramentos) foram substituídos. A comunidade teve o cuidado de doar os objetos antigos para o museu pomerano “Franz Ramlow” de Vila Pavão. Além da reforma geral, havia um sonho antigo: ter um templo com torre. Com muito trabalho o templo foi totalmente reformado e uma torre pôde ser construída.

O culto de reinauguração foi dirigido pelo pastor sinodal Joaninho Borchardt; pastor Rubens Stuhr, pastor Renato Nass e diácona Valdete Berger Mateus, da paróquia de Vila Pavão; Traudi Margarida Kraemer, catequista da paróquia da Missão; e Lindomar Raasch, pastor da Paróquia de Marechal Floriano. No culto, cinco corais e o grupo de flautistas da comunidade se apresentaram e foram homenageados os membros fundadores.

Na mensagem, o pastor sinodal abordou o cuidado que devemos ter com as pessoas, o meio ambiente e o patrimônio da igreja. Elogiou o trabalho da paróquia nesse sentido, ao divulgar a palavra do evangelho não só em cultos, mas também, por exemplo, por meio de programa de rádio; ao valorizar as pessoas, especialmente por meio de visitações; ao trabalhar a música, com corais, grupos de canto e flautistas; e ao incentivar a espiritualidade, com a distribuição de um Castelo Forte por família.

Isso se estende à comunidade do Rio XV de Novembro, que também está cuidando bem das pessoas que ali chegam e das coisas da igreja, sendo a reforma do templo um exemplo disso. Assim, finalizou o pastor sinodal: “Deus quer que cuidemos uns dos outros e ele cuida de todos nós. Isso é igreja do cuidado”.


História

A primeira capela da comunidade foi inaugurada em 1960. No ano de 1977, foi construído um novo templo. A comunidade passou por um período muito difícil, quando muitas famílias decidiram se mudar para Rondônia. Várias comunidades como XII de Novembro, Joaçuba, Sossego foram extintas por causa da saída dos membros.

As famílias da comunidade do Rio XV sempre lutaram para manter a sua estrutura. Há muita participação e envolvimento dos membros. Há coral, culto infantil, grupo de JE, Grupo de liturgia e Oase, e várias famílias novas entraram para a comunidade recentemente.


Fotos: Rubens Stuhr

Texto: Rubens Stuhr


Abaixo imagens do Culto:


Fonte: Comunidade no Rio XV de Novembro
Publicado: sexta-feira, 27 de setembro de 2013
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann