Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
foto: Jair Schulz
A Comunidade de Santa Maria de Jetibá celebra a 110ª Festa da Colheita
Comunidade de Santa Maria de Jetibá celebra a 110ª Festa da Colheita

No dia 15 de setembro de 2013 a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Santa Maria de Jetibá celebrou a sua 110ª Festa da Colheita. Um culto especial de ação de graças pela colheita é celebrado todos os anos, por volta do mês de setembro, desde que chegou o primeiro pastor luterano a Santa Maria de Jetibá, no ano de 1903.

Também desta vez o atual templo da comunidade, construído em 1918, se tornou pequeno para acolher todas as pessoas que vieram celebrar. Uma hora antes do início da celebração o grupo de metais já estava se posicionando no “coreto dos trombonistas” para acolher a quem vinha chegando com suas ofertas para levá-las ao altar.

Na parte musical, durante o culto, participaram o Grupo Esperança, o Grupo de Metais e o Coral da Comunidade. Também as crianças do culto infantil apresentaram uma canção e trouxeram a sua mensagem de gratidão a Deus. As duas pastoras e os dois pastores que atuam na Paróquia de Santa Maria de Jetibá participaram da celebração festiva. A comunidade também teve a alegria de receber a visita da Pastora Rosângela Stange, filha de Santa Maria de Jetibá.

Após o encerramento do culto no templo, todas as pessoas participantes se dirigiram ao pátio de eventos, onde as festividades tiveram prosseguimento e se prolongaram até o anoitecer. Uma equipe de dezenas de pessoas voluntárias preparou e serviu almoço para aproximadamente 1.500 pessoas. O grupo de danças folclóricas Pommerland fez uma bonita apresentação para o público presente. Violonistas aprendizes, sob a liderança do musicista Júlio César Berger, apresentaram várias peças musicais. Um grupo musical formado espontaneamente por diversos músicos surpreendeu com sua bonita apresentação. Brincadeiras diversas e sorteio de muitos prêmios trouxeram muita alegria para esta tarde festiva.

Centenas de pessoas estiveram envolvidas na preparação e na realização de mais uma festa da colheita em Santa Maria de Jetibá: membros da diretoria, membros do presbitério, secretaria executiva, participantes dos vários grupos de casais, participantes do grupo da juventude e da OASE, orientadoras de culto infantil, participantes dos grupos musicais e muitas outras lideranças e pessoas voluntárias. Certamente esta foi umas das festas da colheita com maior participação nestes 110 anos de história.

Texto: P. Valdemar Gaede

Fotos: Jair Schulz


Veja abaixo imagens do evento:


Fonte: P. Valdemar Gaede - Comunidade de Santa Maria de Jetibá
Publicado: sexta-feira, 20 de setembro de 2013
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann