Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
foto: Evandro Albani
Paróquia de Domingos Martins participa de treinamento para visitadores voluntários
Participaram do projeto cerca de 55 representantes de várias denominações religiosas

A Fundação Hospitalar e de Assistência Social de Domingos Martins –Fhasdomar foi fundada em 31 de janeiro de 1970 e contou com o apoio financeiro da organização evangélica alemã não governamental EZE, por intermédio da secretaria executiva da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. 

A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Domingos Martins, através do Pastor Karl Ernst Schneider, foi a idealizadora da proposta da construção do Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt e a implementou com o suporte das igrejas Católica Apostólica Romana de Domingos Martins e da Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB. A mesma vem prestando serviços na área de saúde e assistência social ao longo de toda sua existência. 

Com o objetivo de regularizar e melhorar o serviço de capelania hospitalar, o diretor da Assistência Social, Pastor Valdeci Foester, apresentou o projeto e o mesmo está sendo implantado com o apoio de toda a diretoria e a assistente social Luana Schwambach. Como ponto de partida, foi realizado no dia 19 de junho um treinamento com palestras ministradas por diversos profissionais da instituição e convidados.

Participaram do treinamento 11 ministros religiosos e cerca de 44 representantes de várias denominações religiosas, dentre elas representantes da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil– IECLB, Igreja Evangélica Luterana Concórdia – IELB, Igreja Presbiteriana do Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Batista, Assembleia de Deus e Igreja Pentecostal Deus é Amor.

O serviço de capelania hospitalar consiste num ministério de apoio, fortalecimento, aconselhamento e consolação, desenvolvido junto aos enfermos e seus familiares, funcionários e médicos do hospital. A capelania hospitalar é de cunho ecumênico e interconfessional com a finalidade principal de prestar assistência espiritual em instituições hospitalares.

Com o treinamento, fez-se a capacitação das pessoas que desempenham esse papel no hospital. Também, foi realizado um cadastro dos capelães voluntários e se estipulou dias e horários para que representantes de cada instituição religiosa façam as visitas aos enfermos. A partir dessa organização, apenas as pessoas cadastradas e treinadas terão acesso ao hospital para prestar o atendimento de capelanismo.

Segundo a assistente social da Fhasdomar, Luana Schwambach, uma das vertentes da fundação é o voluntariado e o serviço da capelania está incluso nisso. “Além da capelania hospitalar, a Fhasdomar pretende desenvolver a capelania pós-hospitalar, melhorando assim a qualidade do atendimento e a humanização dentro do hospital”, disse.

Além do projeto da capelania, a Fhasdomar pretende ainda implantar outras ações sociais, como o Projeto da Empresa Parceira, que visa contemplar as empresas com três modelos de selos diferentes, a fim de captar recursos para desenvolver diferentes projetos sociais no hospital e também nas comunidades mais necessitadas.

Ao final do encontro, todos receberam um certificado de participação e outros cursos estão sendo planejados para capacitar os voluntários.


Texto adaptado de Evandro Albani

Mais informações: hmag.org.br

Fonte: Texto adaptado de Evandro Albani
Publicado: quinta-feira, 27 de junho de 2013
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann