Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
Testemunho Ecumênico em Santa Maria de Jetibá - ES
Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos mais uma vez foi vivenciado o testemunho ecumênico em Santa Maria de Jetibá

Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos promovida pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, CONIC, mais uma vez foi vivenciado o testemunho ecumênico em Santa Maria de Jetibá, ES, entre os membros da Igreja Matriz Nossa Senhora Rainha da Paz e da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Santa Maria de Jetibá.

Na quarta-feira, 15 de maio, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Santa Maria de Jetibá recebeu de forma fraterna e com muita alegria católicos/as, e também estava presente participantes da Igreja Presbiteriana Unida. Com base na liturgia preparada para a semana pelo Grupo Ecumênico da Índia, Padre Ermindo Rapozo de Assis, conduziu a homilia com base em Lucas 24.13-35, que relata a caminhada dos discípulos à Emaús. Em suas palavras houve motivação para a comunhão, mesmo na diferença, na diversidade, pois na comunhão os discípulos perceberam a presença de Jesus. Lembrou ainda que na alegria do encontro fraterno promovemos a paz entre nós e podemos vivenciar o desafio da pergunta da semana de oração: “O que Deus exige de nós?”

Na quinta-feira, 16 de maio, foi a vez da Igreja Matriz Nossa Senhora Rainha da Paz receber de forma fraterna e com muita alegria os evangélicos de confissão luterana. Estiveram presentes também o Pastor Antônio Ottobelli da Luz, representando o CONIC estadual, e o Pastor Sinodal Joaninho Borchardt, ambos da IECLB. Pastor Edivaldo Binow conduziu a reflexão com base em Lucas 24.36-49, que relata o aparecimento de Jesus ressuscitado entre os discípulos. Em suas palavras houve motivação para o testemunho ecumênico diante da realidade de pluralismo religioso. Além disso, comentou ainda a importância do fortalecimento da fé, superando medos, incertezas, e, a partir da motivação do Espírito Santo, a importância de assumir o desafio do serviço comunitário e do zelo apostólico. Na certeza da graça de Deus, lembrando “o que Deus exige de nós”, nosso desafio é viver gratidão presente no testemunho ecumênico, no cuidado com a vida, no comprometimento com a vida comunitária e no serviço ao próximo.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos foi mais uma oportunidade para o testemunho ecumênico fortemente presente em Santa Maria de Jetibá, que não é vivenciado apenas nesta semana, mas em várias oportunidades de encontro.

Que o bondoso Deus continue abençoando esta caminhada de testemunho ecumênico, de unidade na diversidade.

P. Edivaldo Binow


Confira abaixo imagens da cerimônia:


Fonte: Paróquia de Santa Maria de Jetibá
Publicado: sábado, 18 de maio de 2013
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann