Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
foto: Nivaldo Geik Volz e Mateus Grinevald Volz
Dia Nacional da Juventude Evangélica
Santa Teresa - Jovens e familiares escalam Pedra da Onça

Na paróquia de Santa Teresa a comemoração do Dia Nacional da Juventude Evangélica, 21 de abril, foi em forma de escalada de montanha. Os jovens e alguns de seus familiares, também acompanhados de crianças, subiram a Pedra da Onça no distrito de Várzea Alegre, Santa Teresa. Eram 72 pessoas que, depois de subir muito morro e vencer muitas curvas de carro e ônibus, chegaram ao lugar de início da caminhada num ponto que já está a 600 metros acima do nível do mar. Caminhando aproximadamente uma hora e dez minutos na trilha estreita e íngreme, todos alcançaram o topo da pedra que está a 1.004 metros acima do nível do mar, vencendo um desnível vertical de 404 metros.  A escalada pode ter sido difícil para muitos, mas a vista compensou o esforço, proporcionando uma visão espetacular de 360 graus de todo entorno da região. 

Retomado o fôlego e maravilhados com a beleza da visão, todos se reuniram ao redor da cruz que foi erguida há mais tempo por moradores da região. Foi celebrado um culto que evocou a beleza da criação de Deus e a nossa responsabilidade em zelar por ela. O texto de Eclesiastes 11.6-12.7 fez todos refletirem sobre a sua transitoriedade e a importância de viver intensamente esta vida de forma responsável. Motivado pelo texto bíblico, Antônio Arndt, 57 anos, membro e presidente da comunidade de Rio Perdido, testemunhou que fazer essa escalada era um sonho de muitos anos, mesmo morando a poucos quilômetros da pedra. Emocionado, disse estar ciente que devido a problemas de saúde, talvez seja a primeira e última vez que realiza essa caminhada. Mas sente-se feliz, com espírito jovem e o sentimento de dever cumprido. 

Terminada a celebração, chegou o momento da refeição partilhada ao redor da cruz com os alimentos trazidos. Estes renovaram as forças dos músculos das pernas para novamente fazer todos descerem ao ponto de partida da caminhada. E o sentimento não poderia ser outro: alegria, felicidade, integração e renovação da fé.


Fonte: Nivaldo Geik Volz – Pastor da Paróquia de Santa Teresa
Publicado: domingo, 28 de abril de 2013
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann