Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
foto: P. Valdeci Foester
Delegação Alemã visita o SESB e Domingos Martins
Entre os dias 15 a 20 de março de 2013 aconteceu a visita de uma delegação de sete pessoas da região de Kassel, Alemanha. Vieram conhecer nosso sínodo e a região de Domingos Martins.

Uma delegação de sete pessoas – entre elas, 3 pastores, 1 pastora, 1 professora, 1 engenheiro agrônomo e 1 leigo – da região de Kassel da Alemanha, visitaram nosso sínodo e a região de Domingos Martins. A visita aconteceu entre os dias 15 e 20 de março de 2013. A visita aconteceu por intermédio do pastor e ex-professor da EST Nelson Kilpp, que é brasileiro e trabalha na Alemanha e coordena o Grupo de Interesses sobre Assuntos do Brasil. O Sínodo Espírito Santo a Belém e a região de Domingos Martins foram escolhidos porque um dos integrantes do grupo, o Sr. Eckhard Hempfling, é filho de um pastor que atuou na Paróquia de Califórnia na década de 60 e quis voltar para rever a região depois desses anos todos.

O grupo foi inicialmente acolhido em Vitória pelo P. Helmar Roelke que apresentou o Albergue Martim Lutero e a sede do Sínodo e um pouco da capital capixaba. Em seguida, foram para Domingos Martins, onde ficaram hospedados em casas de membros da comunidade. 

A visita consistiu em conhecer as atividades eclesiásticas da paróquia de Domingos Martins e os trabalhos sociais desenvolvidos nessa área. Com relação a isso, inclui-se a apresentação da Escola Família Agrícola de São Bento do Chapéu e a Associação dos Agricultores; participação em cultos e confraternizações nas comunidades; visitas a uma pequena propriedade rural, à Caixa de Cobras em Melgaço, ao hospital de Domingos Martins e à Associação Diacônica Luterana – ADL;  e contato com as mulheres da Oase das UPs que estavam reunidas em Califórnia para um curso de lideranças. 

A avaliação do grupo referente à visita feita foi positiva e o grupo ficou impressionado com a participação dos membros nas atividades, da esperança estampada no rosto das pessoas e de tudo o que puderam vivenciar nesses dias. Espera-se que, com essa visita, possa brotar uma parceria entre nosso sínodo, nossas instituições e nossas comunidades com a Igreja Evangélica de Kurhessen – Waldeck, de onde o grupo é proveniente.


P. Valdeci Foester


Fonte: Pastor Valdeci Foester
Publicado: sexta-feira, 5 de abril de 2013
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann