Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
Ensino Confirmatório reúne confirmandos, pais, mães, padrinhos, orientadores e a Comunidade
Em Vila Valério, jovens confirmandos reuniram-se em retiro e rememoraram as bases da fé cristã e a centralidade da mensagem bíblica

Em Vila Valério, jovens confirmandos reuniram-se em retiro de 22 a 27 de janeiro de 2013.

Após três anos de Ensino Confirmatório, ensino catequético, os confirmandos da Paróquia em Vila Valério participaram do Retiro preparatório para a Confirmação. De 22 a 27 de janeiro, semana de Retiro, rememoramos os fundamentos, as bases da fé cristã e a centralidade da mensagem bíblica. Refletimos também sobre os conteúdos históricos da igreja cristã, a identidade e a confessionalidade da Igreja luterana.

Durante esses dias contamos com os dons de jovens músicos: Jardel Haase - confirmando, Mítissa Pagung e Rubi Pagung – músicos da comunidade Pavão, Paulo Henrique Nass e Vinícios Wagner, jovens estudantes da ADL – Associação Diacônica Luterana. Com o auxílio destes, estudamos vários hinos do HPD – Hinos do Povo de Deus. Qual a teologia presente no hino? Pastor disse que nós professamos a nossa fé também através do canto. É bom saber se o que cantamos está em acordo com aquilo que cremos e professamos.

Sobre a Confirmação, estudamos o Guia da Vida Comunitária na IECLB Nossa Fé – Nossa Vida: “Para viver conscientemente a fé, à qual somos chamados pelo Batismo, e ser eficientes cooperadoras e cooperadores de Deus, devemos estar preparados. Pois a aliança, que Deus faz no Batismo, requer de nós uma resposta pessoal: Sim, Senhor, quero viver contigo em tua comunidade e servir-te com meu tempo, meus dons, talentos e bens.”

Durante o Retiro tivemos dois cultos. No sábado, às 17h, no domingo, às 09h. No sábado, juntaram-se aos confirmandos do terceiro ano os confirmandos do primeiro e segundo anos e também aqueles que irão iniciar em 2013; totalizando 96 adolescentes. Para este momento compareceram 328 pessoas entre confirmandos, orientadores, pais, mães, padrinhos, madrinhas. Durante o culto cada confirmando recebeu parte do material do Ensino Confirmatório. Os orientadores receberam palavras de agradecimento e motivação para o seu trabalho em prol da educação cristã.

Após cada confirmando se apresentar, lembraram publicamente do Catecismo Menor de Lutero. Pastor Edilson Tetzner destacou a relevância do catecismo e de Lutero para os nossos dias. Disse ainda que devemos aprender e ensinar o Catecismo Menor aos nossos filhos. Estes devem saber que contraria a vontade de Deus abusar de seu nome, roubar, matar, cobiçar, dar falso testemunho, não honrar pai e mãe. Perguntou ainda se podemos negar a confirmação a alguém. Lembrou que o presbitério tem esta autonomia. A quem se poderia negar a Confirmação? Conforme o Guia da Vida Comunitária na IECLB Nossa Fé – Nossa Vida, “quem, notoriamente, não é sincero no testemunho da fé; quem se propõe a levar uma vida sem Deus; quem se nega a participar do preparo, ou é negligente no mesmo.”

No domingo, cerca de 400 pessoas participaram do culto. Vinte e dois adolescentes farão a confirmação neste ano. Na prédica pastor lembrou que “a Confirmação compromete com a participação responsável na vida comunitária... a nossa Confirmação, como dom e compromisso, nos fortalece e incentiva a viver diariamente o Batismo.”

Nos anúncios, Pastor Edilson agradeceu pelo respeito e a amizade dos confirmandos durante o retiro. Agradeceu a presença de todos os outros confirmandos no culto de sábado, aos familiares, padrinhos, madrinhas, orientadores e a comunidade que aceitaram o convite de participar destas duas celebrações.

Uma semana de Retiro. Dois cultos com grande participação. Um grande retiro. Muito aprendizado. Muitas alegrias. Muito estudo bíblico. Muita amizade. Assim resumimos o Retiro de Confirmandos 2013.


Fonte: Paróquia de Vila Valério
Publicado: segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann