foto: Internet
Mensagem da Presidência para Pentecostes e Campanha Vai e Vem 2014
Em missão pela paz

Estimados membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil!
Irmãs e irmãos em Cristo!

Saber qual direção seguir nem sempre é fácil. Há casos em que a decisão é clara, mas, por vezes, é preciso optar sem ter certeza sobre qual é o melhor caminho a seguir. Mesmo nas nossas cidades, com as suas ruas bem demarcadas, quando não sabemos onde estamos, fica difícil saber que caminho escolher. A necessidade de caminhar na direção certa é tão determinante na nossa vida, que, após uma situação extrema, é comum ouvirmos pessoas dizerem: “perdi o meu Norte, não sei direito para onde ir”. Nesses momentos, a fragilidade humana se destaca e a ajuda se faz necessária.

Em Pentecostes, neste ano celebrado no dia 8 de junho, lembramos de forma especial que Deus age, que Deus indica o rumo. Para a comunidade cristã, Pentecostes é o evento que supera a solidão, o vazio, a sensação de não saber para onde ir. Pentecostes nos reafirma: o Espírito de Deus move na caminhada da fé!

O Novo Testamento descreve a ação do Espírito Santo como o vento: “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito” (João capítulo 3, versículo 8). Na sua comparação, Jesus deixa claro que a ação do Espírito de Deus não se limita ao que sabemos ou ignoramos. A ação do Espírito de Deus é geradora de novas perspectivas, de novas possibilidades e de renovada segurança, mesmo em meio ao caos e à indefinição.

O Espírito Santo age e mobiliza as pessoas à dedicação e à participação nas ações da comunidade cristã. Na IECLB, uma iniciativa muito significativa é a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem. A Vai e Vem está a serviço de viDas em comunhão e, por isso, convida a sermos comunidade Em missão pela paz.

De onde você vem? Para onde você vai? Como filhos e filhas de Deus e da sua vontade de amor, sabemos qual direção seguir! Essa certeza é especialmente verdadeira em face à crise de valores, ao descuido com a justiça, à falta de zelo com a dignidade humana e à violência. A ação do Espírito Santo é como a Rosa dos Ventos, que orienta e ajuda a não perdermos o Norte, que ampara em meio aos cruzamentos das vias das nossas viDas e favorece ações e atitudes compatíveis com a misericórdia de Deus.

A Campanha Vai e Vem também carrega em si um chamado e nós somos convidados e convidadas a responder, com o impulso que vem do Espírito Santo, com alegria e gratidão, estimulando a vivência e a propagação da paz e dando especial atenção a algumas das direções possíveis nas nossas vias cotidianas:
- que a nossa oferta seja feita por gratidão;
- que a nossa oferta seja sinal do cuidado com a missão;
- que a nossa oferta promova o vínculo das pessoas entre si, mediado pela paz e com vistas à paz;
- que a nossa oferta fortifique a presença da IECLB como corpo de Cristo em diferentes contextos do nosso País.

Em meio às vias que se cruzam, diferentes possibilidades se colocam diante das viDas. O Espírito Santo de Deus nos acompanha neste caminho e indica a direção acertada! Ele é a bússola que auxilia na nossa jornada de fé, no fortalecimento das viDas em comunhão.

Neste Pentecostes, quando lançamos mais uma edição da Campanha Vai e Vem, oremos com o Poeta:
“Vem, Espírito de Deus, vem nos consolar. Dá-nos tua força, vem revigorar.
Dá clareza para a nossa caminhada, ilumina nossa mente com a luz que indica o alvo certo desta estrada e ao mundo novo com certeza nos conduz” (HPH 318 Estreb + 4).

Amém!

Pastor Nestor Friedrich
Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Pastor Nestor Friedrich - Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Portal Luteranos
quinta-feira, 5 de junho de 2014
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann