foto: Cartaz da campanha
Eu testemunho! Eu oferto!
Texto motivador da Campanha Nacional de Ofertas para Missão Vai e Vem, edição 2013

A Campanha Nacional de Ofertas para Missão Vai e Vem chega à sua sexta edição em 2013! A semente semeada encontrou solo fértil e continua oferecendo os seus frutos. Isso é inspirador e animador! Neste espírito, que possamos continuar motivados e motivadas no cuidado desta valiosa Campanha!

A frase principal da Campanha Vai e Vem neste ano estabelece uma estreita vinculação com os conceitos apresentados pelo Tema do Ano 2013, dando destaque para um deles, especificamente para o verbo testemunhar: “Eu testemunho! Eu oferto!”

Em um primeiro momento, poderia se pensar que os verbos testemunhar e ofertar não têm muito em comum, afinal testemunho está fortemente relacionado com palavras, com a pregação, com a proclamação do Evangelho. No entanto, sabemos também que, mais marcantes do que as palavras, são as ações que as acompanham. É por isso que sempre lembramos que palavras e ações precisam ser complementares! Quando não vem acompanhada dos gestos, dos sinais compatíveis, muitas vezes a mensagem entra em crise e perde a sua credibilidade.

O gesto de ofertar, de partilhar, dá testemunho de esperança, de comunhão, de fé. Aliado às palavras, ofertar dá contornos de concretude ao testemunho cristão e o testemunho tem as duas dimensões: a pessoal (Eu testemunho! Eu oferto!) e a coletiva, que resulta da caminhada de pessoas que proclamam e celebram conjuntamente Eu vivo comunidade.

A Campanha Nacional de Ofertas para a Missão de 2013 propõe que se reflita acerca do gesto de ofertar como testemunho e não como um ato desvinculado da fé. Nesta perspectiva, pode-se afirmar que o testemunho dado também por meio da ajuda material é “um sustentáculo da comunhão e da unidade da Igreja” (P. Dr. Rodolfo Gaede Neto. Estudo Bíblico de 2Co. 8.1-15 no Portal Luteranos – 26.04.2009). É, por assim dizer, semente lançada no solo da vida com vistas ao desenvolvimento de frutos relacionados com a fé, com a vida comunitária, com o serviço a Deus e às pessoas no mundo a partir do seu amor!

Uma semente, ainda que isolada, carrega em si o dom do fruto. Mesmo uma única semente pode gerar muitos frutos. Se você já plantou e cultivou uma árvore frutífera no quintal da sua casa, certamente já vivenciou isso! Lançar semente na terra é testemunho de esperança. Usando esta imagem como comparação, podemos afirmar que a oferta para a ação missionária da Igreja testemunha a esperança de fazer brotar vida comunitária baseada no Evangelho e testemunha a esperança por crescimento.

A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rurópolis/PA, a qual tem recebido auxílio por meio da Campanha Vai e Vem, recentemente enviou uma significativa mensagem de agradecimento assinada por participantes da sua Assembleia Paroquial:

Esse dinheiro, que sabemos ser fruto da oferta de vários irmãos e irmãs na fé, é, para nós, sinal visível do amor expressado naquele conselho apostólico de Gálatas 6.2, onde somos chamados a carregarmos uns aos outros em amor. Nós, da Paróquia de Rurópolis, sabemos que somos amorosamente carregados por nossos irmãos e irmãs, e por tudo isso agradecemos de coração, pois graças a esse tão valioso auxílio nós temos conseguido continuar levando o conforto do Evangelho e do Sacramento a todas as nossas comunidades, por mais distantes que sejam.

Por mais distantes que vivamos daqueles que nos auxiliaram, nem por isso deixamos de nos sentir parte do corpo maior da Igreja, que se importa conosco e luta ao nosso lado na árdua e nobre tarefa de dar testemunho do amor de Cristo a todas as pessoas, em todos os lugares deste mundo. É nosso sincero desejo que assim como somos auxiliados agora, também nós um dia possamos ajudar outros irmãos necessitados a carregarem eles a sua carga. Que essa corrente de amor possa assim ter a sua continuidade mantida para a glória do nome de Deus.

Que estas palavras sejam fonte de inspiração, motivação e ânimo para a Campanha Nacional de Ofertas para Missão Vai e Vem 2013! Oremos, pedindo a Deus que as ofertas, como sinal de testemunho, continuem gerando e amparando vida comunitária!

Eu vivo comunidade! Eu testemunho! Eu oferto!
P. Dr. Nestor P. Friedrich
Portal Luteranos
quinta-feira, 21 de março de 2013
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann