O exercício do sacerdócio na comunidade
Fé Luterana - A educação cristã no sacerdócio geral

   Jesus Cristo ordenou e enviou os seus discípulos a fazerem discípulos batizando e ensinando (Mt 28.19-20). No entanto, hoje parece que o ‘ensinar’ não é levado com a mesma seriedade e valor quanto o ‘batizar’. A preocupação maior está focada no dia do Batismo e na escolha dos Padrinhos e Madrinhas e não na vivência do mesmo, na grande diferença que ele significa na vida da pessoa batizada.

   Para viver o Batismo, é preciso estimular, desenvolver e alimentar a fé diariamente em casa e na comunidade de fé e é este o papel da Educação Cristã Contínua, pois ela é toda a iniciativa que visa a desenvolver a fé e o seu testemunho durante toda a vida. Quando a pessoa batizada vive o seu Batismo e se dispõe a estar em contínuo processo de educação cristã, ela tem alegria em participar e contribuir com o sacerdócio geral de todos os crentes.

   Sacerdócio geral de todos os crentes é o Ministério do próprio Senhor Jesus confiado a toda a pessoa que nele crê. Isso significa que somos chamados a assumir o nosso lugar como cristãos e, ao aceitarmos este convite, nos tornamos responsáveis na tarefa de divulgar e anunciar a Palavra de Deus.

   A educação cristã quer dar o suporte e as ferramentas para que cada qual, que foi tornado filho e filha de Deus no Batismo, marcado com a cruz de Cristo, possa assumir o seu lugar dentro da Igreja de Jesus Cristo e no mundo, pois, como disse Lutero, ‘devemos ser pequenos Cristos uns para com os outros’ imitadores de Cristo, o que só é possível se tivermos orientação e clareza da nossa fé.

   É somente vivendo o Batismo que a pessoa se entende e se enxerga como criatura, imagem e filha de Deus e parte do corpo de Cristo. É somente então que tem prazer e alegria em participar da comunidade cristã com os seus dons e com tudo que é. É aí que se sente chamada, encorajada e fortalecida a testemunhar a Deus em palavras e atitudes no meio onde vive.

   A partir do Batismo, somos chamados a nos integrarmos ao sacerdócio geral. Somos nós os discípulos enviados de Jesus Cristo. Para que consigamos desempenhar dignamente tarefa tão importante a nós confiada, é inquestionável o papel da educação cristã permanentemente na nossa vida. Educação cristã é tarefa da Igreja, criando e oferecendo espaços de aprendizado, de vivência da fé, de espiritualidade, é tarefa de pais, Padrinhos e Madrinhas na oração, no testemunho, no bom exemplo.

   O processo de educação cristã é contínuo, é permanente e direcionado a todas as pessoas, independente de idade, de escolaridade ou de que lugar ocupe dentro da Igreja/Comunidade. Quando a educação cristã acontece, temos Comunidade viva e ativa, por isso vamos viver como pessoas batizadas e vamos ocupar o nosso lugar no sacerdócio geral de todas as pessoas que creem, na nossa Comunidade!

Para refletir, leia Mateus 28.19-20

Cat. Mônica Erdmann Ellwanger, formada em Teologia pelas Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Atua na Paróquia de Serra Pelada/ES 
Cat. Mônica Erdmann Ellwanger
Jorev Luterano - Edição de Janeiro / Fevereiro de 2013
quarta-feira, 20 de março de 2013
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann