Por onde anda o compromisso dos jovens?
Uma reflexão sobre as mudanças do comportamento dos jovens no mundo pós-moderno



“Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer.” (Tiago 1.5-8)

O apóstolo Tiago nos ensina como devemos agir e viver. Em sua pequena epístola encontramos importantes orientações em ralação a assuntos práticos da vida cristã. O autor fala de pobreza, riqueza, tentação, preconceito; sobre a maneira de viver, de falar, de agir e de criticar; fala do orgulho, da humildade, da paciência, da oração e da fé. Ele põe acima de tudo a necessidade de não somente crer como também agir. Não adianta nada alguém dizer que tem fé se não provar por meio das suas ações que a sua fé é viva e verdadeira. "Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem ação está morta" (2.26).

Alguns anos atrás, na época de confirmações em nossas comunidades da IECLB, os confirmandos se reuniam em grupo para fazer os preparativos para o domingo da confirmação, como, por exemplo, limpar o templo da comunidade; faziam-no com muito carinho e perseverança. Após o ato da confirmação, no dia seguinte, se reuniam e novamente faziam a limpeza. Onde isto acontece nos dias de hoje? Existe encontro de jovens em sua comunidade? Em muitas comunidades o grupo de jovens deixou de existir. Em outras os integrantes são poucos. Nossos jovens estão sendo desviados ao mundo da modernidade, da tecnologia, das drogas, da violência e assim por diante. Muitas vezes se esquecem de valorizar o meio em que estão vivendo. Na escola muitos jovens não querem mais se preocupar com o futuro, com os seus estudos.  Um dos exemplos é a utilização do Ctrl C + Ctrl V. Isto é um grande prejuízo ao aprendizado.

Jovem, você já ajudou a sua mãe a lavar a louça hoje?

Ajudou o seu vizinho que está passando por alguma dificuldade?

Deu bons conselhos ao amigo?

Queremos descobrir quais são as nossas falhas e as nossas limitações. Somos pessoas pecadoras, mas, da mesma forma, somos pessoas abençoadas e protegidas por um Deus bondoso e misericordioso. A nossa tarefa é viver o nosso compromisso como filhos e filhas de Deus, e buscar orientação na sua palavra. Mas também é momento de termos convicção na fé. Deus, que nos aceita por meio do batismo, faz de nós seus filhos e filhas. Por isso devemos expressar nosso compromisso como pessoas batizadas e nos colocar aos cuidados de Deus para sermos instrumentos a serviço do evangelho.

O segredo está nisto: Deus nos chama para assumir o controle sobre as nossas vontades, que são a fonte de todas as nossas ações, efetuando em nós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Se atendermos a este chamado e nos apresentarmos como um sacrifício vivo, Ele nos dará as condições necessárias para fazer “o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo”, dando-nos a mente que era de Cristo e nos tornando conforme a sua própria imagem (Rm 12.1-2).

Vamos, jovens, transformar as nossas vidas em compromisso, respeito, carinho e amor, e fazer parte de nossa família, de nossa comunidade e da sociedade sendo pessoas humildes e levando a palavra de Deus para o mundo inteiro.




Hilquias Rossmann
Comunidade da IECLB de Santa Maria de Jetibá/ES
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann