Advento chegou: venham todos ver!
“Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação”. (Salmo 85.7)

O salmista se dirige a Deus, pedindo que o povo possa ver sua misericórdia e ser alcançado pela salvação. Este pedido do salmista se concretiza no Natal. Naquele Primeiro Natal, Deus mostrou sua misericórdia, fazendo o caminho até nós, na humildade da criança de Belém. Misericórdia traduzida no frágil menino da manjedoura, amparado por Maria e José, entre vacas, ovelhas, bois, cabritos e outros animais. No Natal, o céu beija a terra e a envolve com seu manto de graça e misericórdia. A partir daquele Primeiro Natal, todas as pessoas podem experimentar a misericórdia de Deus, que se coloca ao nosso lado nos momentos mais diversos: nas alegrias e nas tristezas, nas realizações e nas frustrações, nas certezas e nos medos. A vinda de Jesus também nos quer alcançar a salvação, revelada naquele menino frágil e que, já adulto, mas ainda jovem, experimenta a morte e a vence com sua ressurreição.

Queridas irmãs! Queridos irmãos!

As cigarras já cantam, anunciando que o Advento chegou. E como estamos? Já limpamos e decoramos nossas casas? E como estamos com a casa da nossa vida? Advento nos convida a também limparmos nosso coração e a decorarmos nossa vida. Limparmo-nos de toda inveja, toda maldade, todo ódio, todo rancor, todo egoísmo. Enfeitarmo-nos com perdão, com alegria, com simplicidade, com fé, esperança e amor. Advento nos convida a sermos misericordiosos, assim como o próprio Deus o é conosco. A praticarmos misericórdia em nossos relacionamentos diários, a exercitarmos a solidariedade, a compaixão, a paz. Advento nos convida à espera ativa, recontando o milagre daquele Primeiro Natal e se colocando a serviço, aguardo o retorno do nosso Senhor e Salvador.

Que neste Advento, a luz da casa da tua vida, que vem de Deus, possa brilhar tão forte que toda tua cidade e as cidades vizinhas possam estar iluminadas. Que a luz da casa da tua vida reflita um Advento cheio de misericórdia, de solidariedade, de perdão e de amor, de palavras edificantes, de palavras de respeito e carinho, de paz na nossa casa, no nosso trabalho, entre todas as pessoas. Que a luz da casa da tua vida possa brilhar tão forte que ilumine aquelas pessoas que estão tristes e desesperadas, e ilumine também aqueles lugares escuros, violentos e carregados de guerra.

Então, sim, todos poderemos ver ainda mais claramente a misericórdia e a salvação que Deus nos quer alcançar.

Desejo um tempo abençoado e santo de Advento. Amém!
Pa. Ms. Ana Isa dos Reis - Comunidade Evangélica Ijuí-RS
Portal Luteranos - IECLB
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann