Comunidade Missionária - Igreja Viva
Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem 2012

Lauro Reschke, agricultor, 41 anos, morador do distrito de Novo Três Passos, no município de Marechal Cândido Rondon/PR, tesoureiro da Comunidade Evangélica de Novo Três Passos, pertencente à Paróquia Evangélica de Nova Santa Rosa, da qual é vice-presidente, fala da sua experiência com a Campanha Vai e Vem em 2011: “Depois que a campanha foi explicada, foi realizado um culto de motivação a partir da proposta litúrgica da IECLB. Alguns presbíteros assumiram o compromisso de distribuir os envelopes a todos os membros e reforçar a importância da participação na missão da igreja. A grande maioria dos envelopes retornou com ofertas. Por meio da campanha podemos ajudar na missão da igreja onde existe maior dificuldade financeira. Todos têm oportunidade de participar da missão, nem que seja com uma pequena oferta. Além disso, podem ajudar com a oração e divulgando a missão. Sinto que fazemos parte de um todo que é a igreja a nível nacional. Ficamos felizes por poder participar da missão de Deus em nosso país. Ajudamos para que mais pessoas ouçam falar e experimentem o amor de Deus.”

A Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem encontra-se, em 2012, na quinta edição. A experiência feita até aqui nos permite dizer que se trata de uma iniciativa que nos convenceu. A Vai e Vem tem arrecadado somas significativas para a sustentação da atuação da IECLB na Missão de Deus; ela vem fortalecendo a unidade da nossa igreja; ela está elevando a nossa consciência missionária; ela está fazendo de nós uma igreja sempre mais solidária, generosa, grata. Possivelmente não seja exagero afirmar que a campanha se encarregou de convencer muitos de nós de algo que abraçamos, lá no início, com certa desconfiança. Cabe-nos agradecer a Deus e render-lhe glórias pelos passos até aqui dados. O êxito alcançado pela Vai e Vem já é motivo suficiente para planejar e executar nova campanha em 2012. Por que deveríamos abandonar um projeto que está dando certo? Mas nós temos outras razões, ainda mais importantes, para desenvolver a campanha neste ano. E isso se deve ao que nos propõe o Tema do Ano – Comunidade jovem – Igreja viva – e o Lema do Ano – Antes que eu te formasse no ventre, te conheci (Jr 1.5a).

Através do profeta, Deus deixa bem clara uma mensagem que foi assumida pela teologia luterana: o fato de termos nascido, o que somos com nossas capacidades, as condições para viver, tudo é presente que recebemos de Deus. Tudo! Tudo é a prova da sua graça, da sua generosidade. Transferindo isso para a igreja, significa que antes mesmo de termos nascido e antes, bem antes da fundação da comunidade, Deus nos conhecia a fundo. Ele nos fez. Ele nos reuniu em comunidade. Ele é que faz a Igreja. Portanto, nada do que somos e do que fazemos é ação para conquistar ou merecer o seu amor, o seu abraço, o seu cuidado. Nossa ação sempre é uma resposta ao que ele primeiro decidiu e fez por nós. E é esse Deus que convida – crianças, jovens, idosos, toda a comunidade – a se guiar por sua Palavra e a ter consciência de que ele está entre nós em todos os tempos e lugares. Ele abraça a todos e todas com sua graça para que, com liberdade, vivamos a vida responsavelmente. Essa é a motivação e dali provém a alegria que nos move para abraçar a Campanha Vai e Vem. É o que, em resumo, diz esta canção: Tudo vem de Ti, Senhor. E do que é teu te damos. Amém. (1 Cr 29.14) (Livro de Culto, p. 352).
P. Nestor P. Friedrich - Presidente da IECLB
Portal Luteranos
sábado, 8 de setembro de 2012
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann