Igreja viva!
Mensagem da Presidência da IECLB para a Páscoa de 2012

Estimados irmãos e estimadas irmãs da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil!

Comunidade jovem - Igreja viva! Este é o Tema da IECLB para 2012! Quero convidar vocês a refletirem comigo acerca da segunda parte deste Tema: Igreja viva!

Inicio com a seguinte afirmação: Igreja viva é uma Igreja que tem uma história para contar! Igreja viva é uma Igreja que faz história. Igreja viva, com base na sua história, aposta no presente e no futuro, que pertence a Deus! E qual é a história que temos para contar neste Domingo de Páscoa?

O apóstolo Paulo faz uma síntese dessa história em 1Coríntios 15, versículos 3 e 4 Eu passei para vocês o ensinamento que recebi e que é da mais alta importância: Cristo morreu pelos nossos pecados, como está escrito nas Escrituras Sagradas; ele foi sepultado e, no terceiro dia, foi ressuscitado.

Páscoa remete-nos a Jesus Cristo, que nasceu há 2012 anos. Jesus nasceu em um tempo determinado. Atuou na Galileia. Conta o Evangelho que Jesus Cristo era poderoso em palavra e ação. Que nele Deus revela o seu rosto para a humanidade. Em Jesus Cristo, Deus se revela como o Deus sensível à dor e aos sofrimentos do ser humano. Nenhum sofrimento lhe passa despercebido! Em Jesus, Deus nos mostra, de forma radical, que ele não é indiferente, sem sentimento, mas que sofre, chora, ama, se entregou, que busca porque quer sarar, curar, perdoar, salvar.

A Páscoa tem a ver com a inconformidade de Deus com a morte que se manifesta de inúmeras formas, também em nossos dias, como na intolerância religiosa, na violência, na corrupção que marca a vida política, no tipo de religiosidade que não se traduz em uma prática de solidariedade, vida em comunhão, gestos de paz e perdão.

A mensagem da Páscoa nos revela um Deus que ama com dor - e ele amou de forma tão radical que foi morto. Paulo escreveu: nós anunciamos o Cristo crucificado (1.23), uma mensagem que foi e para muitos ainda hoje é loucura (1.18).

Porém, é nessa aparente loucura que está o poder de Deus, perceptível pela fé. É essa aparente loucura que inverte a lógica da visão que muitas vezes temos de Deus. Através daquela morte, morte cruel, os poderes do mal foram derrotados, mesmo que ainda se manifestem. Nós anunciamos o Cristo crucificado, mas que ressuscitou e vive!

É esta história que deu origem à Igreja. Nós somos cristãos e cristãs por causa de Jesus Cristo, por causa da Páscoa. É por causa desta história que, hoje, estamos aqui e anunciamos o Cristo crucificado que ressuscitou. É por causa dela que comemoramos e cantamos aleluia! Jesus Cristo está vivo! Esta história continua através de mim e através de você, através do nosso testemunho em comunidade, Comunidade jovem - Igreja viva!

Com seu jeito poético, com profunda fé e paixão radical pela vida, o Pastor Milton Schwantes, falecido há poucas semanas, escreveu o seguinte acerca da Páscoa:

Este é o mistério da Páscoa: vale a pena ir em frente. Estamos aí para crer na esperança. Há futuro. Nas Igrejas, somos células de esperança no novo, pela ressurreição de Jesus. Ele, que saiu vencendo a morte e os matadores, é a nossa esperança de raiz.

Igreja não é necrotério! É berçário!! Celebra o nascimento da esperança. A morte já se foi. O seu poder minguou, se acabou. Estamos eleitos para caminhar rumo aos horizontes.

Jesus nos doou olhos para ver longe. A ressurreição é como se fosse uma operação na vista. Olhos, já sem esperança nenhuma, passam - mortos, doentes, desanimados - a ver. Encantam-se com o colorido das coisas. Voltam a crer em si, a crer nas pessoas próximas, a crer no horizonte.
P. Dr. Nestor Friedrich
Portal Luteranos - IECLB
sábado, 4 de agosto de 2012
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann