Aprender a Ouvir
“Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam”

Conta-se que um antropólogo, estudando a cultura dos índios, resolveu levar um deles para passear no centro da cidade. O índio via tudo com grande espanto: a altura dos prédios, a correria das pessoas, o som dos carros. Mas de repente, ele parou e disse: “Estou ouvindo um grilo”. O antropólogo responde:”Você deve estar confuso. É impossível ouvir um grilo no meio de todo esse barulho!” O índio insistiu, pegou seu amigo pela mão e o levou até um canteiro de plantas. Afastando as folhas, apontou para o pequeno inseto. “Como você conseguiu ouvir?”, perguntou o antropólogo. O índio pediu-lhe umas moedas, e jogou-as na calçada. Quando elas caíram, muita gente ouviu e parou para olhar. E ele explicou: “Eu escutei o grilo porque meu ouvido gosta desse som. Vocês ouvem o dinheiro. A gente ouve o que está treinado para ouvir”.
“Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.” Esta frase foi repetida por Jesus várias vezes. É um chamado a usarmos os ouvidos para o que realmente importa. No meio de tanta coisa que nos é dita, e de tanta vontade de falarmos e sermos ouvidos, é um grande desafio escutar a voz de Deus.
Deus fala o tempo todo conosco. Faz isso até sem palavras, como diz o Salmo 19: ”O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram. Cada dia fala dessa glória ao dia seguinte, e cada noite repete isso à outra noite. Não há discurso nem palavras, e não se ouve nenhum som. No entanto, a voz do céu se espalha pelo mundo inteiro, e as suas palavras alcançam a terra toda.”
Deus se revela na natureza e na maneira como dirige a nossa vida. Mas fala especialmente a nós em sua Palavra, a Bíblia, que apresenta o seu amor revelado em Cristo. Por isso é preciso observar o mundo ao nosso redor com os olhos da fé, e treinar nossos ouvidos com a mensagem que vem de Deus. Sobre essa mensagem, o Salmo 19 também diz: “A lei do Senhor é perfeita e nos dá novas forças...Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente... são mais preciosos do que o ouro... mais doces do que o mel.”
Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça. Ouça a mensagem da grandeza de Deus, que ecoa por toda a terra. E ouça a mensagem do amor de Deus, revelada especialmente em Cristo, e que chegou a nós graças à obra do Espírito Santo.
Pastor Herivelton Regiani
Pastor Luterano na Tijuca-RJ
domingo, 11 de março de 2012
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann