Maravilhosa Graça
Autor: Philip Yancey
São Paulo: Ed. Vida, 1999, 280p.

Em 1987, uma bomba do IRA (Exército Republicano Irlandês) sepultou Gordon Wilson e sua filha de vinte e um anos de idade sob um metro e meio de escombros. Apenas Gordon sobreviveu. E perdoou. Ele se pronunciou a respeito dos terroristas: "Eu perdi minha filha, mas não guardo ressentimentos... Vou orar hoje e todas as noites, para que Deus os perdoe."

Suas palavras chegaram aos ouvidos da mídia - e do luto de um homem, o mundo teve um vislumbre da graça.

A graça é a grande característica da Igreja. É uma coisa que o mundo não consegue imitar, e a coisa que ele mais necessita - pois apenas a graça pode trazer esperança e transformação a um mundo cansado.

Em Maravilhosa Graça, o premiado escritor Philip Yancey examina a graça detalhadamente. Se a graça é o amor de Deus para os que não a merecem, ele pergunta, então que aparência ela tem em ação?

E se os cristãos são seus únicos despenseiros, então como estamos nos saindo em prodigalizá-la a um mundo que conhece apenas crueldade e ódio em lugar de misericórdia?

Yancey coloca a graça no meio de imagens cotidianas complexas, compara o seu caráter com a horrenda "falta de graça". A graça pode sobreviver no meio de tais atrocidades como o holocausto nazista? Ela pode triunfar sobre a brutalidade da Ku Klux Klan? Alguma graça poderia ser demonstrada para indivíduos como Jeffrey Dahmer, que matou e canibalizou dezessete jovens?

A graça não justifica o pecado, diz Yancey, mas resguarda o pecador. A verdadeira graça é chocante, escandalosa.

Ela abala nossas convenções com sua insistência de chegar perto dos pecadores e tocá-los com misericórdia e esperança.

Ela perdoa o cônjuge infiel, o racista, o corruptor de crianças. Ela ama o viciado que contraiu AIDS tanto quanto o cobrador de impostos no tempo de Jesus.

Em seu livro mais pessoal e provocativo, Yancey oferece retratos fortes e verdadeiros da vida sob a graça - o poder que transforma. Ele procura a presença dela em sua própria vida e na igreja. Ele pergunta: Como podem os cristãos lidar graciosamente com as questões morais que ameaçam tudo aquilo que eles consideram caro?

E ele nos desafia a nos tornarmos respostas vivas diante de um mundo que precisa desesperadamente conhecer esta MARAVILHOSA GRAÇA.
Autor da Resenha: Prefácio da obra
sábado, 28 de julho de 2012
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann