Lutero e a Música - Paradigmas de Louvor
Autor: Carl F. Schalk
São Leopoldo: Sinodal, 2013, 76p.

Martim Lutero (1483-1546) foi o único entre os reformadores do século XVI a defender a música como uma maravilhosa dádiva de Deus a ser usada no louvor e pregação da sua palavra e recomendou sem hesitar o uso da música no fomento da vida cristã e no culto da igreja.

Esta obra é um dos livros-texto da música na igreja, sendo constantemente estudado pelos musicistas na IECLB. É traduzido do original em inglês pelo Prof. Dr. Werner Ewald, e contou com apoio do Conselho Nacional de Música para a sua tradução e edição em português. Desde o ano passado, no entanto, estava esgotado; os musicistas muito sentiram a impossibilidade de adquiri-lo. Pelo que, a Editora Sinodal decidiu reeditá-lo, estando disponível a partir de 15 de março de 2013. Quem tiver interesse, pode contactar a editora.

Schalk, em sua obra, oferece um estudo inédito sobre a importância da música na vida e no pensamento teológico de Lutero. Destacam-se os paradigmas de louvor que estão presentes em suas reflexões e seus escritos: música como criação e dádiva de Deus, música como proclamação e louvor, música como canto litúrgico, música como a canção do sacerdócio geral, música como um sinal de continuidade.

O autor traz tais paradigmas para a contemporaneidade, revelando concepções que podem auxiliar na reflexão acerca da maneira como nós hoje vemos e usamos a música da igreja.

Sobre o autor da obra:

Carl F. Schalk, professor de Música emérito na Universidade de Concórdia, em River Forest, onde leciona música em cursos de pós-graduação. É Membro Honorário Vitalício da Associação Luterana de Músicos de Igreja em reconhecimento a serviços prestados. Compôs mais de 80 cânticos e arranjos para hinos, que fazem parte de hinários de igrejas nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Japão e Ásia.
Autor da Resenha: Site da Editora Sinodal e Portal Luteranos
segunda-feira, 11 de março de 2013
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann