Tema do Ano 2013 - Ser, Participar, Testemunhar. Eu vivo comunidade.

Tema do Ano - 2013
O Tema e o Lema do Ano buscam trazer para a reflexão da Igreja e ação das Comunidades e dos seus membros um assunto relevante, o colocando como alvo de estudos a partir da fé cristã e, com o uso de recursos gráficos, como arte, textos, materiais de divulgação e cadernos com estudos, indicando atitudes que podem transformar uma realidade. Ao escolher anualmente um Tema, iluminado por um Lema, para toda a Igreja, a comunhão e a unidade são amplamente fortalecidas.

Em 2013, IECLB destaca a Comunidade como espaço no qual acontece o amor fraterno, instância que irradia e torna-se instrumento nas mãos de Deus no contexto em que está inserida. Para estimular esta reflexão, o Tema do Ano será: Ser, Participar, Testemunhar - Eu vivo comunidade, apoiado pelo Lema bíblico Eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão (Isaías 41.10).
Confira aqui outros Temas do Ano: Veja aqui todos os temas
Ser, Participar, Testemunhar. Eu vivo comunidade.
Estimadas irmãs! Estimados irmãos em Cristo!

Ser, Participar, Testemunhar. Eu vivo comunidade. Este é o Tema da IECLB a partir do Advento de 2012 e que nos acompanhará em 2013. O Tema é iluminado pelo Lema bíblico, um texto do Antigo Testamento, de Isaías, capítulo 41, versículo 10: Eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão.

Conhecemos o ritmo acelerado da vida moderna. Parece que cada novo dia exige mais tempo de nós e impõe mais tarefas. Corremos cada vez mais! Cresce a sensação de chegarmos com atraso. Parece ser uma contradição que até pessoas aposentadas, ao serem consultadas sobre novos compromissos, digam: “Creio que posso, sim, mas vou consultar a minha agenda”.

Esse ritmo não é bom para ninguém, prejudica a saúde, vai esfriando relações de amizade, coloca-nos no isolamento e aumenta o estresse. Em termos de vida de fé, faz crescer a sensação de vazio. Isso é ruim, muito ruim. Eu, porém, acredito que pode ser diferente. Pode!

O primeiro verbo do novo Tema do Ano é SER. Significa que, para Deus, eu sou. Você é! Eu, você, cada ser humano tem dignidade e individualidade. Cada um de nós é, existe e está aí como criatura única. Assim cremos. Como criaturas de Deus, você e eu somos justificadas por graça e fé, através de Jesus Cristo. Nessa condição, somos pessoas livres para pensar, discernir e agir.

No entanto, não ficamos nessa ação de forma isolada, individualista. O segundo verbo do Tema do Ano é PARTICIPAR. Portanto, o Tema do Ano ajuda a perguntar pela experiência de ser pessoa cristã na comunidade; pergunta pelo meu lugar na comunidade; pelo cuidado da comunidade para comigo; pelo meu cuidado para com os meus irmãos e as minhas irmãs na comunidade; pergunta pela minha relação com Deus na vida em comunidade.

Ser e participar. O que esse cuidado pela pessoa na comunidade aponta? Que comunidade cristã é espaço privilegiado para encontrar-se com Deus e, através dele, exercitar o ministério do cuidado mútuo. Comunidade cristã é, por excelência, espaço que acolhe pessoas, que permite a experiência de estar na companhia de Deus. Através de Deus e da força que Ele concede, nós nos sentimos na companhia de pessoas que nos querem bem e que caminham conosco solidariamente.

Ao ser membro de uma comunidade cristã, sei que não estou sozinho. Pessoas de uma comunidade caminham comigo. Eu também posso caminhar com pessoas. Eu sou e eu participo e isso não acontece por mérito nosso. Isso nos é dado, dado por Deus. Ele é que nos reúne, está conosco e nos acompanha na jornada da vida. Alcança-nos a sua forte mão e levanta-nos quando caímos.

Esse lugar que Deus providenciou para cada pessoa no seio da comunidade cristã não tem um fim em si mesmo nem a comunidade pode voltar-se para seu próprio umbigo, por isso a importância do terceiro verbo do Tema do Ano: TESTEMUNHAR.

Cada uma e cada um de nós é testemunha do Evangelho no mundo. Somos filhas e filhos de Deus, chamados para ser luz no mundo. A vida em comunhão torna-se testemunho no mundo. Torna-se um ato de nadar contra a maré do individualismo e do isolamento. Somos testemunhas do amor e da paz de Deus na sociedade.

Ser, participar, testemunhar. Eu vivo comunidade. Eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão. Nessa comunhão e com essa luz no horizonte, iniciemos a nossa caminhada em mais um novo ano da Igreja.

Nestor P. Friedrich
Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil


Fonte do Texto: Portal Luteranos
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann