Saúde Alternativa

Saúde Alternativa
Chás que curam e organizam
Além de proporcionar diversas receitas e histórias de curas de pessoas enfermas, os chás e as plantas medicinais carregam consigo o “poder” da mobilização e organização de pessoas e comunidades. O gesto reproduzido em diversas comunidades de organizar e implantar hortas medicinais ou farmácias populares impulsiona o movimento de reunir pessoas em torno do tema e desenvolver ações práticas em prol da melhoria das condições de saúde.

Esse movimento de reunir pessoas tem gerado muitos chás e frutos na região noroeste do estado do Espírito Santo. Iniciado em 1992 através do Projeto DENES, o trabalho de resgate da cultura popular e valorização das plantas medicinais envolve hoje centenas de agentes e promotores de saúde, que atuam em nove municípios da região.

A coordenação do trabalho é feita pela ACESA-ES (Associação Central da Saúde Alternativa do Espírito Santo), que, além das prefeituras da região, conta com apoio da Fundação Luterana de Diaconia e integra a rede de projetos articulada pela Fundação Luterana Sementes e pelo Sínodo Espírito Santo a Belém, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Os grupos e comunidades envolvidos no trabalho da ACESA-ES compreenderam que as plantas medicinais têm algo que vai muito além do princípio ativo que cura doenças. A partir de plantas e chás surgiu a reflexão em grupo sobre as precárias condições do atendimento médico hospitalar, o isolamento e sofrimento das pessoas doentes e a necessidade do envolvimento comunitário na construção de políticas públicas de saúde.

Também se percebeu a necessidade de qualificação técnica para lidar com as plantas medicinais, os cuidados no processo de manipulação, a estrutura adequada e os cuidados com o uso dos chás. Entre os resultados colhidos pela ACESA-ES está a farmácia de manipulação, localizada no município de São Gabriel da Palha, que produz e distribui fitoterápicos para todas as comunidades envolvidas no programa.

Há dois anos, a prefeitura de Vila Pavão inseriu o programa “Saúde Natural Preventiva” no sistema público de saúde do município. Através de convênio com a associação a ACESA-ES presta serviços de massagem terapêutica no posto de saúde e assessoria para os profissionais da saúde natural, além de fornecer os remédios caseiros para as escolas e postos, que são distribuídos pelos promotores de saúde.

A terapeuta holística e coordenadora da ACESA-ES, Genilza de Fátima Matiello, conta que atualmente o principal sonho é finalizar a construção e equipar o Recanto Vida e Saúde. Trata-se de um espaço que está em construção no município de Pancas. Genilza lembra que uma das famílias associadas à ACESA-ES doou um terreno que fica no meio de um fragmento de mata atlântica e perto de uma cachoeira. O objetivo é ter um espaço de encontros, estudo, descanso e recuperação da saúde. O Recanto Vida e Saúde será aberto às comunidades; além de envolver mais pessoas no trabalho da ACESA-ES, vai proporcionar terapias alternativas para as pessoas que necessitam de cura.

Outro passo importante que a ACESA-ES está dando é a participação na discussão e elaboração do Programa Nacional de Fitoterápicos. Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, a proposta integra vários outros ministérios e propõe a inserção dos fitoterápicos no sistema de saúde pública. Segundo a coordenadora da ACESA-ES, outro objetivo é regulamentar oficialmente o uso dos fitoterápicos, considerando que existe muita perseguição por parte dos órgãos de fiscalização em relação ao uso de plantas medicinais.

As plantas medicinais e os chás são geradores de transformação. São excelentes instrumentos de mobilização e organização nas causas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida. Nos espaços onde o chá está presente, a vida ganha a dinâmica comunitária.

Autoria do texto de Decimar Schultz, obreiro catequista e cientista social em Vitória (ES). Publicado na Revista Novo Olhar, em setembro de 2007.
Notícias da Saúde Alternativa

IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann