foto: Genilton Ratzke - retirado do Flickr
COMUNIDADES
Boa Esperança, Córrego do Sossego, da Paz de Córrego da Peneira, Nova Venécia, Rio XV de Novembro, Vila Pavão. Pontos de Pregação: Assentamento 3 Corações, Córrego do Mutum, Córrego Grande, Praça Rica
ENDEREÇO DA SEDE
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Vila Pavão-ES
Tel. (27) 3753 1036, e-mail: pvpavaoieclb@bol.com.br, cx.postal 30, 29843-000 - Vila Pavão - ES.

Apresentação
Os primeiros imigrantes pomeranos chegaram a Vila Pavão na mesma época que iniciava a II Guerra Mundial na Europa. As primeiras famílias chegaram em Córrego Grande, hoje Vila Pavão, no início da década de 40. Essas primeiras famílias vieram de Santo Antônio (hoje Aimorés /MG), Afonso Cláudio, Domingos Martins e Laranja da Terra.

Foi um começo muito difícil. Segundo a pesquisa da PPHpista Iraci Wutke, “até 1945 ainda não tinha uma comunidade religiosa organizada. Inicialmente, as primeiras famílias se reuniam na casa do Sr. Franz Ramlow para cantar e rezar.” De vez em quando alguns pomeranos iam a cavalo até São Bento (Pancas) para participar de um culto ministrado por um pastor. Levavam mais de 20 horas em lombos de animais para chegar lá. Dessa forma, mulheres e crianças ficavam impossibilitadas de participar.

Em 1945, numa reunião na casa do Sr. Franz Ramlow decidiu-se buscar assistência religiosa do pastor de São Bento, onde já existia um pastorado desde 1930. Assim o pastor Friedrich Wilhelm Heid foi o primeiro pastor a atender essa distante comunidade pomerana de luteranos.

No ano de 1948, o pastor Heid adoeceu e teve que deixar a Paróquia de São Bento. Foi instalado então, no mesmo ano o pastor Georg Berthlein. Este pastor teve muito trabalho, uma vez que a imigração para o Norte do Espírito Santo crescia aceleradamente e novas comunidades iam sendo formadas. Este pastor não era só um dirigente religioso, mas muitas vezes um juiz de paz, advogado e até mesmo médico.

Nos primeiros tempos, os cultos eram realizados na casa do Sr. Franz Ramlow. Isto quando a comunidade tinha apenas 15 a 18 famílias. Em poucos meses este número chegou a mais de 40 famílias, quando o culto obrigatoriamente passou a ser realizado fora da casa. Obviamente por falta de espaço.

Em 1949 resolveram construir a primeira capela. O local desta construção foi motivo de sério desentendimento entre os membros.

Segundo os documentos oficiais da Paróquia, em 1° de julho de 1951 a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Vila Pavão teve seu início. O seu primeiro pastor, Gotthilf Aichele veio da Alemanha para assumir este trabalho paroquial.

Os trabalhos inicialmente se restringiam apenas ao culto, batismo, enterro, casamento e ensino confirmatório. A alfabetização dos pomeranos era feita junto como o ensino confirmatório e no alemão clássico.

Em 1965 foi construído o atual templo da IECLB em Vila Pavão. Este foi construído num grande mutirão, com recursos dos próprios membros e de órgãos ligados a IECLB na Alemanha. A grande obra, levou mais de um ano para ser concluída. O pastor Franz Friedrich Hensel, na época, muito se empenhou para conseguir esses recursos na Alemanha.

Chama atenção nessa construção sua grande torre de 33 metros de altura. Em sua parte mais alta estão instalados três grandes sinos de cobre, tendo cada um deles um significado especial para ocasiões diferentes.

por Jorge Küster Jacob

A Paróquia Hoje
A Paróquia de Vila Pavão tem sua sede em Vila Pavão e é formada por quatro comunidades: Vila Pavão, Nova Venécia, Boa Esperança e Córrego do Sossego. Tem cerca de 500 famílias membro, sendo a grande maioria da comunidade de Vila Pavão.

Dentre os vários trabalhos desenvolvidos nas comunidades queremos destacar o Culto Infantil, Ensino Confirmatório, Juventude Evangélica, OASE e Estudos Bíblicos em Setores.

O trabalho do Culto Infantil é desenvolvido por um grupo de orientadores preparados em encontros oferecidos pela União Paroquial Norte do Espírito Santo (UPNES) e pelo nosso Sínodo. Nesse campo de trabalho sempre tivemos um grande número de voluntários dispostos a trabalhar.

A Comunidade de Vila Pavão, por ser a maior em número de membros tem também o maior número de crianças participantes do Culto Infantil, cerca de 70 crianças por encontro. Esse número no entanto, chega a 150 em datas comemorativas. O Culto Infantil acontece durante o culto nas comunidades.

O Ensino Confirmatório vem como segunda etapa na vida do membro. Os encontros acontecem aos sábados de manhã. Além dos encontros freqüentes acontecem os retiros de um dia em conjunto com a Paróquia de Córrego da Peneira.

A Juventude Evangélica (JE) da Paróquia teve seu início em Vila Pavão com o casal pastor Rosalvo Dalla Barba e sua esposa Vanda Dalla Barba. Atualmente temos três grupos na paróquia, que se reúnem aos sábados ou domingos.

Outro grupo existente é o grupo das senhoras (OASE). São cinco grupos que se reúnem quinzenalmente. Participam das atividades oferecidas pela União Paroquial Norte do Espírito Santo (UPNES), pelo Sínodo além dos encontros interparoquiais (Vila Pavão x Córrego da Peneira) pro elas organizado. São essas senhoras que preparam a festa dos Idoso no Advento.

Atualmente temos 15 grupos de Estudos Bíblicos nos Setores que se reúnem mensalmente á noite. São encontros que possibilitam a aproximação de membros com membros e membros com o pastor.

Uma das atividades com maior participação em número de pessoas continua sendo o culto. É importante destacar o grande número de pessoas envolvidas, engajadas nos diversos trabalhos das comunidades. São pessoas que voluntariamente dedicam seu tempo ao serviço comunitário. Não poderíamos deixar de mencionar o Coral de Vozes sempre muito animado, o grupo de canto e o coral de trombones da Comunidade de Vila Pavão.

Na área social temos o Grupo Saúde e Alegria que mantém em funcionamento uma farmácia com medicamentos caseiros e naturais e uma horta de plantas medicinais. É um grupo que está em busca de seu espaço na comunidade e na sociedade.

Que este Deus que esteve presente desde o início de nossa caminhada continue nos acompanhando e abençoando em nossa caminhada como comunidade cristã.

por Ema Ramlow

Nossos Templos
Templo de Vila Pavão

IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann