foto: autor desconhecido
COMUNIDADES
Córrego Sabino, Córrego Simão, Garrafão, Rio Plantoge, Rio Taquara, São Bento, São João de Garrafão, Vila Pontões
ENDEREÇO DA SEDE
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em São João de Barracão
Tel. (27) 3263 2086 / 3263 4055, e-mail: paroquiasjg@hotmail.com, c.p. 48, 29645-000 - Santa Maria de Jetibá - ES.
Apresentação
A Paróquia de São João do Garrafão está localizada no distrito de Garrafão, município de Santa Maria de Jetibá. Ela faz parte da União Paroquial Mata Fria. A altitude média da região fica acima dos 1000 m e o clima é bastante frio principalmente no inverno. A Paróquia é basicamente formada por membros descendentes de pomeranos e holandeses que trabalham na agricultura.

No ano de 1970 foi criada a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em São João do Garrafão. As primeiras comunidades que faziam parte da paróquia eram: São João do Garrafão, Rio Lamego, Córrego Simão, Rio Plantoje e São Bento. Antes da criação da paróquia de São João do Garrafão estas cinco comunidades eram atendidas por pastores de outras paróquias. As comunidades de São João e São Bento eram atendidas pelos pastores da paróquia de Rio Ponte. As comunidades de Córrego Simão, Rio Plantoje e Rio Lamego eram atendidas por pastores da Paróquia de Jequitibá e mais tarde por pastores da paróquia de Santa Maria de Jetibá.

Baseados em relatos de pessoas mais idosas no início da paróquia de São João do Garrafão o número de membros era aproximadamente de 1500 pessoas batizadas. Com espírito de união conseguiram construir a primeira casa paroquial em São João do Garrafão que veio abrigar o primeiro pastor da paróquia, P. Dieter Hecht. Foram esses os pastores e pastoras que atuaram e residiram na paróquia até hoje: P. Dieter Hecht, P. Valdivino Pagung, P. Rodolfo Gaede, P. Siegmund Berger, atualmente P. Rogério Beling e Pa. Ângela Hardke Bertaluci. Vários estudantes também atuaram na paróquia fazendo seu estágio e PPHM.

Nesses 37 anos de existência da Paróquia de São João do Garrafão foram criadas mais quatro comunidades: Rio Taquara, Vila Pontões, Córrego Sabino e Alto Santa Maria do Garrafão. O número de membros dobrou e atualmente conta com um total de 3100 pessoas batizadas. Atualmente as duas maiores comunidades em número de membros batizados são: São João do Garrafão com 932 membros e Rio Lamego com 801 membros.

Entre as comunidades mais antigas que hoje fazem parte da paróquia de São João do Garrafão, estão à comunidade de Córrego Simão, Rio Plantoje e Rio Lamego.

O registro fotográfico mais antigo da comunidade de Rio Lamego refere-se ao ano de 1956 num dia de culto onde os trombonistas aparecem à frente. O grupo de trombonistas da comunidade de Rio Lamego foi criado no ano de 1938 e existe até os dias de hoje.

No ano de 2001 foi criado o 2° campo de trabalho com a residência construída ao lado da igreja da comunidade de Rio Lamego. O trabalho também cresceu muito. Vários grupos se reúnem no âmbito da paróquia na edificação das comunidades. São eles: 25 grupos de Estudos Bíblicos, 6 grupos de mulheres, 4 grupos de jovens, 1 grupo de liturgia, 3 grupos de canto, 1 coral, 1 grupo de trombonistas, em todas as comunidades existe trabalho com crianças, culto infantil e ensino confirmatório. A paróquia está se preparando para a comemoração dos seus 40 anos de existência no ano de 2010. O grande desafio é registrar um pouco desta história acontecida ao longo destas quatro décadas. Uma história de perseverança e de vivência na fé em Deus que caminha ao lado do seu povo.

P. Rogério Beling
Pastor da Paróquia de São João do Garrafão
Nossos Templos
Templo de São João do Garrafão

IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann