Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Rio Possmoser
foto: Jianfranco F. Berger
COMUNIDADES
Rio Possmoser, Barra do Rio Possmoser, Barra do Rio Claro, Alto Santa Maria e Rio Veado. Ponto de pregação: Rio Aparecida.
ENDEREÇO DA SEDE
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Rio Possmoser
Tel. (27) 3263 5027, e-mail: ieclb-possmoser@limainfo.com.br, Rua Reinaldo Berger, s/nº - Alto Rio Possmoser, 29645-000 - Santa Maria de Jetibá - ES end. postal: c.p. 368, 29645-000 - Santa Maria de Jetibá - ES.

Nossa página na Internet: www.ieclb-possmoser.com.br
Apresentação
A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Rio Possmoser localiza-se em Alto Rio Possmoser, interior de Santa Maria de Jetibá, a 14 Km da sede do município. Ela foi fundada no ano de 1977, sendo que, até então, integrava a paróquia de Jequitibá. É composta por 3.217 membros batizados (cf. estatística de 2011), divididos em cinco comunidades (Rio Possmoser, Barra do Rio Possmoser, Alto Santa Maria, Barra do Rio Claro e Rio Veado) e um ponto de pregação (Rio Aparecida), e subdivididos em 24 setores (cada qual liderado por um vogal). A paróquia compõe, ainda, a União Paroquial Mata Fria, juntamente com as paróquias de Alto Jatibocas, Barracão e São João de Garrafão.

A paróquia de Rio Possmoser é formada, em sua maioria, por trabalhadores/as rurais de origem pomerana. Entretanto, a língua pomerana é muito usada, tanto no âmbito familiar quanto no âmbito social e religioso, fazendo-se necessário o seu uso em visitas e em pregações. A vida religiosa dos pomeranos desta região é bastante intensa. Em sua maioria, são pessoas que participam e valorizam muito a vida de fé e as tradições que trazem desde os primórdios de sua história, sempre marcada por muita luta. No entanto, a presença de pessoas de outras origens étnicas e religiosas tem sido uma experiência enriquecedora, que vem abrindo horizontes. Muitas delas já foram admitidas ao quadro de membros através da “Profissão de Fé”, a qual é precedida por um curso de profissão de fé, nos quais são estudados temas básicos da confessionalidade luterana, bem como a forma como esta é vivenciada na IECLB. Os pastores que atuaram na paróquia, desde a sua fundação, foram: Erni Drehmer, Vitório Krauser, Geraldo Grützmann, Joaninho Borchardt e Marcos Rogério Radecke. Atualmente, atuam a pastora Iraci Wutke e o diácono Jianfranco Figer Berger. A paróquia também conta com o trabalho de uma secretária, Cibilhe Waiandt.

As atividades na paróquia são bastante diversificadas, visto que ela conta com a atuação de dois diferentes ministérios (o diaconal e o pastoral), empenhados numa busca constante pela concretização efetiva do Ministério Compartilhado e do Sacerdócio Geral de todas as pessoas que crêem. Assim, investe-se muito na formação de lideranças e no trabalho compartilhado com as mesmas. Contamos com o trabalho voluntário de orientadores/as de Ensino Confirmatório e Culto Infantil. Estes realizam encontros periódicos de formação, nos quais compartilham suas vivências e buscam, em conjunto, encontrar caminhos para fazer do Culto Infantil e do Ensino Confirmatório um espaço de vivência alegre e edificante da fé. Na área da música, temos o trabalho com grupos de canto (atualmente são 2), a Banda Filadélfia, 4 grupos de flautas, um quinteto de flautas, 1 grupo de violonistas, um coral de vozes, dois coros de trombones e, anualmente, um curso paroquial de teoria musical. Temos também o trabalho com grupos de mulheres (atualmente, são 2), de 3ª idade (3 grupos, cujo trabalho é coordenado em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Santa Maria de Jetibá) e com uma equipe de rádio (composta pelos ministros e duas lideranças), que faz programas semanais (toda 4ª feira, às 6:10h), cuja audiência, estima-se, chegue a cerca de 12 mil ouvintes. Temos, ainda, o trabalho com Estudos Bíblicos, realizados nas casas dos membros, e de visitação. Na área da Juventude Evangélica, temos o Grupo Teatral Atos, que tem se destacado inclusive fora do âmbito da paróquia, já tendo participado de 2 festivais nacionais de teatro, um em Congonhas/MG e outro em Salvador/BA. O grupo apresenta-se em eventos especiais na paróquia (programas de Natal, cultos jovens, encontros de casais, encontros de lideranças), além de apresentações em escolas da região. Os jovens também são incentivados à participação nos mais diferentes grupos da paróquia, inclusive no Presbitério, havendo, ainda, expressiva participação destes nos momentos de celebração. Na comunidade de Rio Possmoser, há um grupo de casais. Na área da formação, são realizados encontros de formação para orientadores do Culto Infantil e Ensino Confirmatório, cursos de Batismo, cursos para noivos, cursos de profissão de fé, encontros de pais e confirmandos e seminários para presbíteros/as.
Nossos Templos
Templo Rio Possmoser

IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann