foto: autor desconhecido
COMUNIDADES
Fortaleza
ENDEREÇO DA SEDE
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Fortaleza - CE
Tel. (85) 3267 4618 / 3242 4105 / 3267 6891, e-mail: ceclfor@bol.com.br, Rua Margarida Queiroz, 406 - Cajazeiras, 60822-530 - Fortaleza - CE end. postal: Rua Cabral de Alencar, 301 ap.102 BL6 - Itaóca, 60425-570 - Fortaleza - CE.

Apresentação
Com a abertura do parque industrial e dos incentivos feitos pelo governo do Ceará, muitas famílias do sul do Brasil e de outros estados (têm vindo) vieram para (este estado) Fortaleza e região metropolitana. Famílias luteranas (IECLB) oriundas do sul do Brasil começaram a se reunir em suas casas aos Sábados/Domingos para cantar, orar, meditar e confraternizar. Novas famílias eram contatadas e passavam a participar dos cultos nas casas. Este pequeno grupo se organizou e convidou o pastor da IECLB mais próximo, pastor capelão Tenente Coronel Élio Müller, que prontamente se dispôs e oficiou no período culto na capela do Hospital Militar. Motivadas, essas famílias iniciaram a criação da comunidade.

A falta de um pastor residente se fazia sentir, pois para nós era importante a orientação espiritual regular. Sabíamos das dificuldades financeiras para manter um pastor em Fortaleza. Como não era possível realizar este objetivo apenas com as nossas próprias forças enviamos o pedido de auxílio à IECLB. Em julho de 1996, no concílio distrital do Distrito Eclesiástico Norte-Nordeste (DENONE), foi criada a paróquia da IECLB em Fortaleza.

Recebemos com grande alegria a notícia de que o projeto de auxílio, enviado ao Martin-Luther-Verein, foi aprovado. Assim poderia ser concretizado o desejo de termos um pastor residindo em Fortaleza. Em março de 1997 chegou a Fortaleza o pastor Osmar Lessing e sua esposa Marilei. Para nós isto significava ter orientação espiritual regular e aprimoramento da ação e crescimento da comunidade e paróquia.

Os nossos cultos continuavam sendo oficiados nas casas dos membros. O desejo da comunidade era o de ter um local próprio (templo) para os encontros. Mas este objetivo, por falta de condições financeiras, não era possível concretizar. O grupo de pessoas estava aumentando e o espaço nas casas estava ficando muito pequeno. Nos foram cedidas três salas de aula no Colégio 7 de Setembro. Nestas salas de aula oficiamos os nossos cultos e o culto infantil, aos domingos pela manhã. Em outros encontros maiores, como o concílio distrital (julho de 1997), nos foi cedido o templo da Igreja Presbiteriana. Para os membros foi uma grande alegria poder organizar este concílio e ainda poder contar com a participação do pastor presidente Huberto Kirchheim. Nesta ocasião também teve lugar a instalação do pastor e o primeiro batismo.

Onde estamos
As famílias de membros da IECLB vindos de outras partes do Brasil e do exterior, por vezes, se sentem perdidas, por não saberem que em Fortaleza há uma comunidade da sua Igreja. Outros, embora residindo nesta cidade, permanecem ligados à sua comunidade de origem. Isto ocorre tanto por falta de informação quanto por motivos de vínculo familiar.

Neste sentido, nosso primeiro desafio parece ser o de reafirmar nossa comunidade como lugar de encontro e celebração da fé em Jesus Cristo para todas as pessoas que buscaram Fortaleza como lugar de oportunidades. Outro desafio de igual importância é o de criar vínculos com a população local, buscando um tom mais afinado com o contexto e a gente do nordeste brasileiro.

Para tal, em primeiro lugar, pensamos ser importante um grande esforço por construir relações ecumênicas com igrejas que partilham de nossa visão. Por outro lado, as organizações sociais, ONGs, universidades e outras instituições que buscam construir pontes para reduzir o contraste social existente devem tornar-se nossos companheiros de missão. Conhecer-nos, conhecer os demais e tornar-nos conhecidos na sociedade fortalezense é tarefa que devemos priorizar.

Estamos localizados na cidade de Fortaleza/CE, no nordeste brasileiro. Região de clima quente e seco, onde os contrastes sociais são muito grandes. Progresso e declínio das condições sociais convivem lado a lado. Ser igreja missionária neste contexto se transforma num desafio de fé, amor e esperança. O Evangelho do Cristo encarnado necessita firmar raízes neste solo e ser elemento de transformação da realidade. Neste sentido, a história e a experiência de fé e vida desta comunidade necessitam ser continuadas.

Como estamos
Temos cultos todos os domingos, às 10h. Após a eleição do Pastor Osmar Lessing como Pastor Sinodal e sua partida para o Espírito Santo, em Dezembro de 2006, passamos o mês de Janeiro sem pastor, mas continuamos as atividades através de "Cultos Leigos", até a chegada do novo pastor, Marcos Antônio Rodrigues. A continuidade do Pastorado em tempo integral, todavia, foi possível graças ao auxílio, mais uma vez, da IECLB através da Igreja Luterana da Alemanha, a qual garantirá as verbas necessárias ao exercício de 2007, com amplas possibilidades de continuidade para 2008.

Os cultos regulares reiniciaram-se em 04/02/07, e as demais atividades estão sendo reorganizadas e em breve voltarão a acontecer, como culto infantil, estudos bíblicos e ensino confirmatório. Estaremos trabalhando em 2007 em prol do fortalecimento e crescimento da Comunidade, em busca de sua tão sonhada independência financeira e auto-suficiência, haja vista a temporal limitação da atual ajuda financeira recebida da Alemanha.


Nossos Templos
Templo de Fortaleza - CE

IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann