Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Aliança - Santa Maria de Jetibá - ES
foto: Valdir Baebler
COMUNIDADES
Comunidades: Belém, Do Caminho e Martim Lutero.
ENDEREÇO DA SEDE
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Aliança
Rodovia Dr. Afonso Schwab, 4550 - São Sebastião de Belém
Santa Maria de Jetibá - ES - CEP: 29645-000 - Caixa postal: 99
Telefone: (27) 3263-1799
E-mail: alianca@luteranos.com.br
Site: www.luteranos.com.br/alianca
Facebook: www.facebook.com/paroquiaalianca

COMUNIDADE BELÉM NA INTERNET
E-mail: comunidadedebelem@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/comunidadedebelem

Transmissão dos nossos Cultos ao vivo pela internet:
Canal de Vídeos: www.youtube.com/comunidadedebelem

Apresentação
A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Aliança, tem sua sede paroquial situada às margens da Rodovia Dr. Afonso Schwab, 4550 - São Sebastião de Belém, Santa Maria de Jetibá. A Paróquia é composta pelas comunidades de Belém, Do Caminho e Martim Lutero.

Estamos iniciando os nossos trabalhos como Paróquia. No ano passado (2008) fazíamos parte da Paróquia de Jequitibá. Durante muitos anos houve, por parte de algumas comunidades, o desejo de divisão e início de um trabalho com paróquias menores. O Conselho Sinodal homologou a divisão da “grande Paróquia de Jequitibá” em três paróquias menores (Aliança, Jequitibá e Unida), no dia 7 de novembro de 2008. Como não temos muito a falar da Paróquia Aliança apresentaremos agora as comunidades que a compõe:

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belém: Esta Comunidade situa-se no Bairro de São Sebastião de Belém, berço da imigração luterana nas terras de Santa Maria de Jetibá. A primeira família de luteranos chegou em nossa localidade no ano de 1872. Trata-se da família do Sr. Fritz Klems. Com a chegada de outras famílias luteranas os próprios colonos começaram a celebrar cultos na casa de Herman Berger onde eram realizados inclusive batismos. Algumas vezes o pastor da Paróquia de Luxemburg atendia estas famílias. Preocupados também com a educação de seus filhos, os imigrantes construíram logo uma grande escola que também serviu de local para cultos. Mais tarde, as famílias luteranas desta localidade ajudaram na construção da comunidade de Jequitibá, da qual foram membros. No ano de 1964 foi construída uma capela para que as famílias pudessem celebrar. A partir deste momento os membros conseguiram a autorização para se tornarem comunidade. No ano de 1983 percebeu-se que era necessário novamente construir. A Capela estava lotada nos cultos. A capela já não era suficiente para a quantidade de membros. Esta nova construção iniciada em 1983 foi concluída e inaugurada no ano de 1986.

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Martim Lutero: A comunidade Martim Lutero está localizada em Rio das Pedras, Santa Maria de Jetibá. Tem seu início depois que algumas das famílias da localidade que participavam da comunidade de Jequitibá buscaram no ano de 1963 junto ao Pastor Ulrich Fischer a possibilidade de ter estudos bíblicos e aulas de Ensino Confirmatório em Rio das Pedras, visto a grande distância que confirmandos e demais membros precisavam percorrer até a comunidade de Jequitibá. As famílias que se reuniam nas casas para os estudos bíblicos viam cada vez mais a necessidade de fundar uma comunidade. Assim, surgiu no ano de 1972, com 10 famílias-membro, a comunidade em Rio das Pedras, logo batizada de Comunidade Martim Lutero.

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Do Caminho: A comunidade Do Caminho está localizada em Alto Rio das Pedras, Santa Maria de Jetibá. A Comunidade está em formação.

(Créditos de Pesquisa: P. Scharles Roberto Beilke)

Nossos Templos
Paróquia Luterana Aliança

IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann