Campanha de Missão

VAI E VEM - 2012
A Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem, que nasceu da constatação decorrente das reflexões sobre o Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), de que a Igreja é missionária em sua essência, é uma das formas pela qual a IECLB cuida dos projetos missionários e de todas as pessoas que, envolvidas nessa comunhão, expressam a sua fé, a sua espiritualidade e agem. A Vai e Vem é viabilizada por meio das ofertas e do que elas proporcionam: o anúncio do Evangelho pelo viés luterano. Com motivação, ânimo, criatividade e esperança, é possível que irmãos e irmãs ofertem para que novas Comunidades e trabalhos missionários e diaconais surjam e sejam apoiados por este Brasil afora.
Anos anteriores
Projetos que serão apoiados com os recursos da Vai e Vem 2012
Projeto Recife
“Anunciar o evangelho é a sua razão de ser, o seu ponto de partida e seu ponto de chegada. Considerar a missão como o cerne de nossa existência como Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil é reconhecer que toda a nossa prática comunitária volta-se para levar o evangelho até os confins da terra a partir do lugar onde nos encontramos” (PAMI, 2008-2012, p. 7).

As palavras em apreço são provocativas e de estímulo para a divulgação da nossa Igreja no Nordeste brasileiro. É com esse desejo que a Paróquia no Recife visa fomentar o fortalecimento da igreja luterana, a partir do olhar missionário, levando em consideração a história de toda a caminhada da paróquia em Recife/PE.

Desde 1988 começou-se de forma efetiva a presença luterana em Pernambuco através da estrutura de uma comunidade em funções pastorais. Vários ministros passaram e contribuíram para a sua história: P. Bernt Emmel (Coordenador do Projeto “O Caminho” e pároco da comunidade); P. Élio Eugênio Müller (Capelão Militar e pároco nos finais de semana); P. Emil Schubert (Coordenador do Projeto “O Caminho” e pároco); P. João Luís Bolla (Capelão Militar e pároco); P. Luciano Ribeiro Camuzi (pároco e atendendo um núcleo em Gravatá, Natal, Boa Viagem e o Projeto “O Caminho-extensão Gravatá”); Diác. Davi Haese em funções pastorais em tempo parcial na comunidade do Recife, Comunidade Luterana de Gravatá e coordenador da Pro Ludus O Caminho (Associação Luterana para o Desenvolvimento e Universalização dos Direitos Sociais) em Gravatá - PE e atendimento do Núcleo Luterano em João Pessoa/PB.

Atualmente a paróquia é formada por duas comunidades: Recife e Gravatá. Tem como proposta e necessidade urgente de reestruturação e fortalecer o trabalho das comunidades, bem como ampliar o trabalho missionário em João Pessoa/PB, Maceió/AL e com esperança de retomar o trabalho em Natal/RN. Para tal é necessário um trabalho intensivo e constante, sendo primordial um ministro de tempo integral para consolidar o trabalho da paróquia e se integrar com o Diác. Davi Haese em nível local e demais ministros da Região Missionária Luterana Nordeste e Belém.

Com o apoio da Secretaria Geral, do Sínodo Espírito Santo a Belém e da Região Missionária Luterana Nordeste e Belém a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana do Recife iniciou um processo de reflexão sobre a sua identidade e papel nesta região do nordeste brasileiro. Vários foram os encontros e reuniões que levaram a formulação de projeto de reestruturação. Muitas posturas e compreensões do ser igreja luterana no nordeste foram questionadas, reformuladas e motivo de grande reflexão e oração. A Paróquia compreende o Projeto de Reestruturação de sua vida comunitária e missão como um momento novo em sua história. É altamente significativo e animador saber que a trilha sonora desta obra de Cristo está sendo tocada a quatro mãos. É alentador sentir-se amparado e poder amparar. Lideranças se aproximaram e as prioridades e metas estão sendo traçadas.

A Paróquia do Recife é imensamente grata por ter sido contemplada para receber os recursos da campanha de 2012, junto aos demais projetos. Que Deus continue dando forças a todos os membros da paróquia, possibilitando a construção do Reino de Deus através do envolvimento e talentos de cada um nessa caminhada. (Diác. Davi Haese)

Projeto Rio Veado
A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Rio Veado é a mais nova comunidade da Paróquia de Rio Possmoser, fundada no dia 30 de julho de 2010, após desmembrar-se da comunidade de Rio Possmoser, à qual fora filiada como ponto de pregação durante mais de nove anos.

A comunidade é composta por 32 famílias, num total de 135 pessoas, em sua maioria pequenos agricultores de origem pomerana, e está localizada a 7 km de Rio Possmoser em direção a Garrafão, município de Santa Maria de Jetibá/ES. Em 2010 a comunidade adquiriu um terreno (com cerca de 1.000 m²) para a construção de seu templo.

O local de culto da comunidade é uma antiga escola unidocente, situada no referido terreno, onde também se reúne o grupo de estudos bíblicos, as crianças do culto infantil, os jovens do ensino confirmatório, o grupo de flautistas, o grupo de violonistas e o grupo de mulheres.

A vida religiosa dos pomeranos desta região é muito intensa. São pessoas que participam e valorizam a vida de fé e as tradições que trazem desde os primórdios de sua história, sempre marcada pela luta pela sobrevivência. Sua economia baseia-se primordialmente na produção de hortifrutigranjeiros.

Em seu projeto a comunidade pretende construir um templo com 270 m². Futuramente pensa também em construir, ao lado do templo, duas salas e uma cozinha, para a realização de reuniões e encontros diversos. A Campanha da Missão 2012, por sua vez, será de grande ajuda nesse projeto, uma vez que os membros da comunidade, por si só, não teriam condições financeiras para concluí-lo. Sendo assim, pedimos pelo seu apoio e, desde já, agradecemos pelo mesmo, e desejamos as bênçãos de Deus aos doadores. (Diác. Jianfranco F. Berger)

Projeto Itueta
Nos anos oitenta se iniciou estudos bíblicos nas casas na antiga cidade de Itueta/MG. Participavam quatro famílias que moravam na cidade. Em 2004 foi construída uma nova cidade, devido à construção da Usina de Energia no município de Aimorés e Itueta, inundando toda a cidade antiga. Nesse período todos os moradores e comerciantes que tinham a sua casa ou local de comércio ganharam uma nova construção. As igrejas também foram todas construídas novamente na nova cidade. No entanto, a IECLB não tinha local fixo para os estudos bíblicos e, por isso, não foi construído um local para culto. Houve uma mobilização por parte dos membros para receber esse tão sonhado local, mas não tiveram sucesso. O Consórcio doou apenas um lote para a comunidade, o qual pertence ao ponto de pregação.

Atualmente em Itueta participam ativamente sete famílias membros. Os encontros continuam sendo realizados nas casas. É consenso entre todos que há necessidade de construir um templo para realização dos cultos. No entanto, as famílias não têm condições financeiras de construir sozinhos; precisam da ajuda de mais pessoas. As famílias estão se organizando para dar início à construção. As demais comunidades da Paróquia de Baixo Guandu também ajudarão. Assim sendo, a ajuda que a Campanha da Missão Vai e Vem nos auxiliará será de grande importância para a futura comunidade de Itueta.

A IECLB não tem atuação na cidade de Aimorés, cidade que fica entre Baixo Guandu e Itueta, e cidade de Resplendor, que fica a 10 km de Itueta. Nos últimos anos está muito presente em todas as cidades o êxodo rural, de forma muito especial, de jovens que largam a vida no campo e vão para a cidade por trabalho e estudo. Lembrando que mais de cinquenta por cento da Paróquia de Baixo Guandu é composta por membros que moram no interior de Itueta e Resplendor. Por isso, é necessário olhar com carinho para com os membros que migram para as cidades. É muito importante a IECLB ter a preocupação missionária para essa região de Minas Gerais. (P. Vitorino Reetz)

Projeto “Espaço Jovem”
“Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor toda a terra. Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia. Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas.” (Sl. 96. 1-3)

Louvor, alegria e gratidão. Estes são os sentimentos de toda a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Vila Velha pela inclusão do Projeto Espaço Jovem, na Campanha Vai e Vem 2012.

Neste ano festejaremos 60 anos de presença e atuação da IECLB na região metropolitana da Grande Vitória. Nossa paróquia celebrou 52 anos de constituição. São jubileus que nos orgulham, mas que também nos levam a refletir acerca do trabalho com os jovens, quando o tema da IECLB para 2012 é “Comunidade jovem – Igreja viva”.

Somos frutos da ação missionária da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Domingos Martins. Esse reconhecimento tem orientado o nosso jeito de ser Igreja. Desde os primórdios trabalhamos, em perspectiva missionária, para o surgimento de outras comunidades na Grande Vitória. É por isso que hoje, temos paróquias também em Serra, Vitória e Cariacica.

Mas nossa ação missionária não quer somente ser lembrança de um passado, ainda que recente. Por isso em 2007 implantamos o “Projeto Garagem” criando campos de atuação ao sul do estado: Anchieta, Alfredo Chaves e Cachoeiro de Itapemirim. Este Projeto tem sido um desafio missionário ricamente abençoado por Deus, pois mesmo não tendo mais nenhuma ajuda financeira externa não tem faltado o encantamento e a gratidão de nossos membros para sustentar este segundo pastorado de nossa paróquia.

O projeto “Espaço Jovem” é mais um desdobramento do compromisso missionário da Paróquia de Vila Velha. Prevê a construção de um espaço esportivo e cultural para atividades com jovens e adultos da própria paróquia e das paróquias da Grande Vitória. Ser Comunidade Jovem, Igreja Viva implica em envolver jovens e demais pessoas na vida comunitária, propiciando vivências de liberdade e comunhão. Além disso, não é possível ser Igreja Jovem, Viva, Missionária sem possibilitar o protagonismo infanto-juvenil, para o qual o espaço físico adequado é de fundamental importância.

A construção do “Espaço Jovem” é um sonho que vai crescendo, tomando corpo e, aos poucos, vai se concretizando. A Campanha Vai e Vem deste ano de 2012 irá contribuir grandemente para a continuidade e realização deste sonho. (P. Antonio Ottobelli da Luz)


IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann