Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem

VAI E VEM - 2014
A Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem, que nasceu da constatação decorrente das reflexões sobre o Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), de que a Igreja é missionária em sua essência, é uma das formas pela qual a IECLB cuida dos projetos missionários e de todas as pessoas que, envolvidas nessa comunhão, expressam a sua fé, a sua espiritualidade e agem. A Vai e Vem é viabilizada por meio das ofertas e do que elas proporcionam: o anúncio do Evangelho pelo viés luterano. Com motivação, ânimo, criatividade e esperança, é possível que irmãos e irmãs ofertem para que novas Comunidades e trabalhos missionários e diaconais surjam e sejam apoiados por este Brasil afora.
Anos anteriores
Texto motivador da Campanha Nacional de Ofertas para Missão Vai e Vem, edição 2014
Em missão pela paz


A Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem tornou-se sinônimo de mobilização, solidariedade e unidade na IECLB. De Norte a Sul, de Leste a Oeste, ouvimos histórias de pessoas e Comunidades se articulando e trabalhando para poder ofertar. Ao comentar o resultado da Campanha de 2013, o P. Everton Knaul, de Ceilândia/DF, escreve: “Este resultado pode, e deve, a todos alegrar. Este resultado pode, e deve, a todos animar para seguir a caminhada. É resultado coletivo. É resultado de envolvimento de todas as Comunidades. É resultado da junção de todas as moedas dedicadas a esta causa, separadas em cada cofrinho por todos os lares luteranos”. Ao possibilitar a presença da IECLB em mais localidades do país, a Campanha Vai e Vem torna-se fundamental. Ela faz com que mais pessoas ouçam a Palavra confortadora e libertadora de Deus e sintam-se por ela motivadas a conviver.

É nesse espírito que partimos para a sétima edição da Vai e Vem, Campanha que vem crescendo ano após ano. A nossa inspiração bíblica é o Lema que acompanha o Tema do Ano da IECLB em 2014: “Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor, porque na sua paz vós tereis paz” (Jeremias 29.7). Na carona do Tema e Lema, a Vai e Vem deste ano apresenta como destaque a expressão Em missão pela paz. Entende-se por paz tudo aquilo que é necessário para uma vida digna. Paz pressupõe justiça e igualdade de oportunidades, direitos e deveres.

Em um primeiro momento, poderia se pensar que os verbos testemunhar e ofertar não têm muito em comum, afinal testemunho está fortemente relacionado com palavras, com a pregação, com a proclamação do Evangelho. No entanto, sabemos também que, mais marcantes do que as palavras, são as ações que as acompanham. É por isso que sempre lembramos que palavras e ações precisam ser complementares! Quando não vem acompanhada dos gestos, dos sinais compatíveis, muitas vezes a mensagem entra em crise e perde a sua credibilidade.

O Tema de 2014 aponta para um importante desafio da IECLB: olhar a cidade em uma perspectiva positiva e propor a presença e o testemunho da Igreja em seu meio, procurando a paz com quem nela habita. Cidade é o local onde moramos, onde exercemos a cidadania. Propomos ver e abraçar a cidade – desde a enorme São Paulo, até a pequena vila rural, onde os sinais da vida urbana se manifestam – e ali colocar-se a serviço de Deus para procurar a paz, de forma que se estabeleça comunhão, em gratidão, com alegria.

O Tema propõe aprender a trabalhar a pertença das pessoas nas cidades para não perdê-las. Convida-nos a renascer para uma vontade de ser Igreja na cidade. Estimula a orar pela paz da cidade e a procurar por ela. Anima a dispor-se para a Missão de Deus em favor da paz, assim como o fez Jeremias junto aos filhos e às filhas de Deus no desterro da Babilônia. Assim, neste ano, a IECLB abraça a Vai e Vem Em missão pela paz enquanto propõe olhar mais de perto para a realidade urbana.

Além da chamada principal, a arte da Vai e Vem toma emprestadas quatro palavras do Tema de 2014: gratidão, presença, vínculo e cuidado. Dispostos na forma de vias que conduzem a uma rotatória, esses conceitos definem a Vai e Vem como uma ação abrangente da IECLB. Nela se engajam membros, líderes, Comunidades, Paróquias, Sínodos, instituições, Direção. É ação que visa a ser presença missionária e profética consistente e crescente nos quatro cantos do nosso país. É presença alicerçada no sentimento de gratidão por tudo que Deus fez, faz, e fará. É gratidão de Comunidades que apoiam projetos missionários, porque, anteriormente, receberam apoio. Impulsiona-nos a criarmos vínculo uns com os outros, umas com as outras, fortalecendo o corpo de Cristo. Diante do contexto urbano que tende a causar dispersão, torna-se presença que recebe e proporciona cuidado com os projetos missionários, com a Igreja, com irmãos e irmãs, com toda a Criação.

A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rurópolis/PA, a qual tem recebido auxílio por meio da Campanha Vai e Vem, recentemente enviou uma significativa mensagem de agradecimento assinada por participantes da sua Assembleia Paroquial:

A figura da rotatória é a metáfora escolhida para representar esse ir e vir da nossa Igreja por meio da Campanha Vai e Vem. É símbolo de ponto de encontro, de ter que relacionar-se, indo e vindo. Igualmente aponta para o encontro na fé, no amor e na confessionalidade. Dentro do agito cotidiano, as pessoas são convidadas a parar, olhar, pensar, refletir e seguir com cuidado redobrado. Para funcionar bem, a rotatória pressupõe respeito, dar preferência, de sorte que cada pessoa tenha a sua vez. A rotatória aponta para todas as direções. É possível ir e vir. Ela não proíbe simplesmente. Convida para o exercício da liberdade responsável.

No nosso ir e vir como Igreja no contexto urbano e por meio da Vai e Vem, o mais importante é deixar-se guiar pelo Espírito de Deus, que é movimento que instiga a andar, buscar, ofertar e procurar a paz. Em missão pela paz, agimos com gratidão. Para o P. Everton, “a nossa oferta mostra gratidão e empolgação de um povo luterano amparado pelos frutos de uma atuação missionária da IECLB e, muitas vezes, socorrido pela solidariedade das Comunidades irmãs de nossa Igreja.” Em missão pela paz, no meio da multidiversidade urbana, movidos pela ação do Espírito Santo, dispomo-nos a seguir por vias em comunhão, fortalecemos vínculos, colocamos vidas em comunhão e tornamo-nos presença atuante no cuidado.

P. Dr. Nestor P. Friedrich - Pastor Presidente da IECLB


Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem

IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann