Juventude Evangélica
Crédito da foto: Alex Reblim

JE - Juventude Evangélica
Apresentação
A Juventude Evangélica, ou JE, como é mais conhecida, tem como objetivos confrontar o/a jovem com o Evangelho de Jesus Cristo, mediante atividades como oração, reflexão, engajamento e aprofundamento cristão, criando condições para que todos/as os/as jovens possam elaborar o seu projeto de vida inspirado no Evangelho; procurar indicar caminhos de vivência do Evangelho na IECLB e sociedade; testemunhar a Cristo no mundo em que vivemos; integrar os/as jovens na vida da Comunidade e promover encontros inter-grupais para que os/as jovens possam relatar e avaliar as suas experiências de grupo.

O DNAJ - Departamento Nacional para Assuntos da Juventude é o órgão encarregado de cuidar dos assuntos relacionados com o trabalho entre jovens. É um órgão de assessoria e formação. É um órgão executivo, a partir do planejamento proposto e elaborado em conjunto com o Conaje e Congresso Nacional da Juventude. As atividades estão baseadas na fé e espiritualidade cristã, realidade vivenciada pela juventude, tomando como princípio a confessionalidade luterana. Em especial compete-lhe produzir subsídios teóricos e práticos para o trabalho entre jovens na IECLB; promover cursos de formação de lideranças jovens; oferecer cursos de preparação para o trabalho com jovens; assessorar o Conselho Nacional da Juventude Evangélica; dar assistência a iniciativas supraparoquiais de trabalho entre jovens; acompanhar e orientar, na medida dos recursos disponíveis, o trabalho dos grupos de JE em nível de comunidade, paróquia e sínodo; acompanhar e motivar o envolvimento ecumênico da juventude da IECLB.

A cada dois anos a Juventude Evangélica se reúne em congresso nacional, chamado CONGRENAJE, visando tratar de assuntos de interesse de jovens dos 18 Sínodos da IECLB espalhados pelo país e eleger novas lideranças para os anos seguintes. O Congresso é uma oportunidade de aprofundamento do conhecimento bíblico, de reflexão e troca de saberes.

Durante o Congrenaje é realizado simultaneamente a Fest'Art, que encontra-se na sua sétima edição. A Fest'Art é um espaço de oficinas, desde canto coral, jogos para a paz, técnicas circenses, expressão corporal, teatro, dança até dinâmicas de grupo e comunicação. A FestArt busca o despertamento de dons artísticos dos jovens evangélicos para uma proclamação mais criativa e eficaz da Palavra de Deus.
Música Tema do 22º CONGRENAJE
A música "Geração JE" da Juventude Evangélica de São Luís/MA foi a vencedora do Concurso de Música do Tema do Congrenaje 2014, parabéns! Ouça a música:

PALAVR@ÇÃO ON-LINE
PALAVR@ÇÃO ON-LINE - Juventude Evangélica
PALAVR@ÇÃO on-line é um subsídio para grupos de jovens. Nele você encontrará reflexões, sugestões de dinâmicas e atividades que podem auxiliar o preparo de estudos para juventude. Veja a lista dos arquivos nos formatos PDF e Documentos para Word e baixe para o seu computador. Disponibilizamos também a última edição da publicação para ser lida on-line, aqui mesmo na página da Juventude Evangélica. Veja logo abaixo.

PALAVR@ÇÃO é uma publicação da IECLB – Secretaria de Formação, postada mensalmente no Portal Luteranos. Tem a colaboração do Conselho Nacional da Juventude Evangélica (CONAJE), Projeto Gráfico de Artur Sanfelice Nunes, Revisão Ortográfica de Luíz M. Sander, e Coordenação do P. Antonio Carlos Oliveira.

Envie sugestões para: secretariageral@ieclb.org.br.

Leia Palavr@ção Aqui...


Arquivos para Download

Arquivos em PDF   Documento do Word
     
Palavr@ção - on-line 16.pdf   Palavr@ção - on-line 16.doc
Palavr@ção - on-line 15.pdf   Palavr@ção - on-line 15.doc
Palavr@ção - on-line 14.pdf   Palavr@ção - on-line 14.doc
Palavr@ção - on-line 13.pdf   Palavr@ção - on-line 13.doc
Palavr@ção - on-line 12.pdf   Palavr@ção - on-line 12.doc
Palavr@ção - on-line 11.pdf   Palavr@ção - on-line 11.doc
Palavr@ção - on-line 10.pdf   Palavr@ção - on-line 10.doc
Palavr@ção - on-line 9.pdf   Palavr@ção - on-line 9.doc
Palavr@ção - on-line 8.pdf   Palavr@ção - on-line 8.doc
Palavr@ção - on-line 7.pdf   Palavr@ção - on-line 7.doc
Palavr@ção - on-line 6.pdf   Palavr@ção - on-line 6.doc
Palavr@ção - on-line 5.pdf   Palavr@ção - on-line 5.doc
Palavr@ção - on-line 4.pdf   Palavr@ção - on-line 4.doc
Palavr@ção - on-line 3.pdf   Palavr@ção - on-line 3.doc
Palavr@ção - on-line 2.pdf   Palavr@ção - on-line 2.doc
Palavr@ção - on-line 1.pdf   Palavr@ção - on-line 1.doc




Mensagem da Presidência da IECLB
“Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos!”. Salmo 133.1

Esse é o nosso sentimento enquanto IECLB, pois percebemos que estamos irmanados e irmanadas na tarefa de anunciar o Evangelho no mundo. Nesse sentido, jovens, crianças, adultos, homens e mulheres se reúnem em Comunidade para ser uma Igreja Viva que testemunha em atos e palavras o amor de Deus.

O tema do CONGRENAJE neste ano de 2012 traduz apropriadamente essa questão: CONECTAD@S COM DEUS – Protagonistas no mundo. Usando uma linguagem inspirada nas novas tecnologias de informação, poderíamos dizer que Deus, através de sua graça em Jesus Cristo, estabelece uma conexão com cada um e cada uma de nós. Somos membros conectados de uma mesma rede, de um mesmo corpo, que se sabe ligado ao próprio Cristo. Esta conexão com Deus nos leva também a uma conexão com as outras pessoas, com o próximo e com o mundo. Estar conectado e ser protagonista de nossa história é assumir o compromisso da ação, é sair do anonimato e partir para a prática, é fazer acontecer. Por isso a IECLB quer ser um espaço onde a pessoa jovem é valorizada, respeitada e chamada a ser exemplo. “Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te exemplo... ” (1Tm 4.12).

Com alegria e gratidão percebemos que várias atividades refletem este envolvimento entre as pessoas jovens e a Igreja. O próprio CONAJE e o CONGRENAJE são exemplos disso. Neste ano de 2012, ainda de forma mais presente, a igreja se ocupou com esta questão, propondo como Tema e Lema do Ano: COMUNIDADE JOVEM – IGREJA VIVA. Antes que te formasse no ventre, te conheci (Jr 1.5a). Isso demonstra a importância deste assunto para o todo de nossas comunidades. O Tema desafia as pessoas jovens e todas as instâncias da Igreja para a construção conjunta de novos espaços de participação e atuação, onde a própria comunidade se sinta jovem e viva para contribuir na missão de Deus e ser exemplo para o mundo.

Desejamos que Deus abençoe e conduza o trabalho com jovens e o 21º CONGRENAJE e o 7º Fest’Art. Agradecemos porque Deus tem nos amparado fielmente durante todos estes anos. Ao olharmos a história de nossa Igreja, vemos o quanto Deus tem sido generoso conosco, colocando tantas pessoas para orientar a caminhada da juventude. Que assim possa continuar acontecendo, sob a graça de Deus.

P. Dr. Nestor Paulo Friedrich, Presidente da IECLB
( Texto publicado na Revista do XXI Congrenaje e VII Fest'Art )

Fonte: Portal Luteranos


Notícias da Juventude Evangélica
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann