Fé e Compromisso

História da IECLB
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), tem sua origem na reforma feita por Martim Lutero no século 16. Na sua descoberta doutrinária, Lutero afirma que o ser humano é salvo por graça e fé. A Bíblia Sagrada é o fundamento mais importante para os luteranos.

O luteranismo chegou ao Brasil em 1824. Na atualidade, a IECLB está presente em mais de 2.586 localidades do país. Com suas 410 Paróquias está presente em todos os estados brasileiros. A igreja conta com diversos departamentos e instituições. Desde fevereiro de 1997 a Igreja está organizada em 18 Sínodos e tem uma nova constituição. A IECLB se preocupa com a realidade brasileira e por diversas vezes emitiu posicionamentos sobre assuntos de interesse social como o Aborto, Reforma Agrária, Clonagem, etc.

A Rede de Apoio à Missão é um canal de comunicação entre a presidência da Igreja e as comunidades. A Secretaria Geral é a administração central e executa as principais decisões da Igreja. Para que você se mantenha atualizado sobre o que acontece na IECLB, ligue-se no Serviço de Informações IECLB. Participe, exponha suas dúvidas críticas e sugestões ou diga o que achou de nosso site no nosso Livro de Visitas.
Estrutura Descentralizada
Na atualidade a IECLB está presente em todos os Estados brasileiros, encontrando-se em 2.868 localidades do Brasil. Os membros da IECLB no país somam em torno de 1,2 milhão de pessoas. A maior concentração de comunidades da Igreja encontra-se na região Sul do Brasil. 54 % dos membros vivem em área rural. 87 % integram a Igreja por Batismo e 12 % por casamento ou profissão de fé ou ainda outra forma.

Acima de 15 mil líderes leigos participam oficialmente da vida das comunidades. Além desses, inúmeras pessoas atuam em comissões, grupos de trabalho e estudo, departamentos e setores. A nova constituição da IECLB, aprovada em Concílio Geral Extraordinário, em fevereiro de 1997, em Ivoti (RS), reformula e organiza a estrutura descentralizando-a e dando maior autonomia às bases. Mudança substancial está na criação de 18 Sínodos. Cada Sínodo é formado por um conjunto de comunidades e paróquias dentro de uma determinada área geográfica. Ele trabalha com muita autonomia. É sua responsabilidade planejar e dinamizar o trabalho eclesiástico em sua área. Tem seu estatuto ou regulamento próprio, no qual estabelece os detalhes de seu funcionamento e seu trabalho missionário.

Cada Sínodo tem um Conselho Sinodal. Este tem a tarefa básica de cuidar para que seja dado testemunho do Evangelho em todas as comunidades e que os obreiros e obreiras devidamente preparados, reciclados e acompanhados em sua tarefa. Enquanto que a responsabilidade administrativa é tarefa da liderança leiga, sob a orientação do presidente do Conselho Sinodal, ao pastor sinodal cabe a tarefa de ser guia espiritual do Sínodo.

A estrutura central da IECLB se constitui em Concílio - órgão máximo e soberano da Igreja - em Conselho - cuja tarefa é legislar e controlar - em Presidência e Secretaria Geral. O Pastor Presidente é o guia espiritual da Igreja em nível nacional.

IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann