Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
31º Encontro de Trombonistas reuniu 320 músicos em Melgaço
O evento foi realizado pela Associação Obra Acordai Capixaba e pela Comunidade de Melgaço, Domingos Martins

A Associação Obra Acordai Capixaba e a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Melgaço, realizaram o 31º Encontro Capixaba de Trombonistas, entre os dias 23 e 26 de Agosto de 2012, em Melgaço, Domingos Martins. Entre 1913 e 1919 viveu na região de Melgaço o diácono chamado Emil Westphal que veio da Alemanha (EOK) para servir a Paróquia de Califórnia. Além de professor e técnico agrícola, se dedicou a música, criando o primeiro grupo de metais da região, e a criação de abelhas. Fazer deste chão então já exaurido, uma terra onde mana leite e mel era o seu sonho. Por isso, o símbolo do encontro foi a Colméia, retratada no crachá dos participantes. Na grande Colméia, que é o testemunho da Obra Acordai – obra missionária de metais na IECLB – os trombonistas são como que pequenas abelhas que foram se reencontrando. Quanta beleza, quanta diversidade nesta comum-unidade. Produzimos e nos alimentamos do “mel” que é a boa música, a música a serviço do reino de Deus.

O caderno de partituras para este encontro foi todo digitado por Izidoro Boldt e corrigido por Micaela Berger e contém peças sacras, clássicas e populares.

O encontro foi assessorado por Izidoro Boldt, Micaela Berger, Willy Töpfer, com apoio dos regentes dos grupos. Além da “prata da casa” participaram Wagner Petry Moraes (Ivoti/RS) e Jorge Luis de Mello, o Jorjão, (Vitória). Gilcimar Görl, Marcelo Schwanz, Renato Strelow, P. Willy Töpfer trabalharam com os iniciantes, grupo que cresceu significativamente neste encontro, passando de 70 participantes. Meditações e reflexões bíblicas da manhã e da noite foram trazidas pelo P. Anivaldo Kuhn e P.Willy Töpfer.

Os ensaios gerais, a assembléia e o culto de encerramento ocorreram na sede da Associação de Moradores, Produtores e Amigos de Melgaço (AMPAM).

Contamos com a participação do P. Norberto Berger, vice-presidente Nacional da Obra Acordai e que por muitos anos coordenou o trabalho dos grupos de metais em solo capixaba.

Assembléia Ordinária, além de apreciar os relatórios da presidência e da tesouraria, elegeu e deu posse a nova coordenação que ficou assim composta: Presidente: P. Sidney Retz, vice-presidente: Orlando Lemke; secretário: P. Edivaldo Binow; segundo secretário: Izidoro Marcelino Becker; tesoureiro: P. Scharles Roberto Beilke; segundo-tesoureiro: Floriano Traichel. Coordenação musical: P. Willy Töpfer, Djair Seibel, Valdeci Wolfgramm. Conselho Fiscal - titulares: P. Anivaldo Kuhn, Valério Gastrow e Adineu Krause; suplentes: Vanderley Gums, Norberto Bienow e Marcelo Braun.

Durante a Assembleia foi assinado um termo de parceria entre a Associação Obra Acordai Capixaba e a Associação Educacional Martim Lutero (Centro de Formação), representada pelo seu presidente Jacob Messer, para os próximos três anos. Essa parceria viabilizará encontros de formação e produção de material para o trabalho com os e as trombonistas, visando, também, a preparação para 7º Encontro Nacional de Trombonistas em 2015.

O domingo de manhã foi reservado para o culto. Além dos e das trombonistas, que se apresentaram devidamente trajados com a camiseta alusiva ao encontro, a comunidade local e demais visitantes se reuniram para este momento especial. A celebração foi conduzida pelo Pastor Sinodal Joaninho Borchardt, P. Wonibaldo Rutzen e P. Valdeci Foester, P. Anivaldo Kuhn e P. Sidney Retz.

P. Joaninho conduziu a pregação, a instalação da nova coordenação e um momento em que os e as trombonistas reafirmaram o compromisso de servir a Deus e a IECLB através da Obra Acordai. O momento foi marcado pelo degustar do mel, distribuído entre os presentes em pequenos saches. “... e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.” (Sl 19.10)

P. Sidney agradeceu e deixou como lembrança ao P. Anivaldo e a Comunidade em Melgaço um quadro com os dizeres: “Quando encontrei tuas palavras, alimentei-me. Elas se tornaram para mim delícia e a alegria do meu coração” (Jr 15.16)

Deliciados, alimentados e alegres com a Palavra de Deus e a boa música produzida neste encontro deixamos nossa marca e nosso testemunho em Melgaço. Voltamos para casa revigorados e fortalecidos!

Agradecemos a todos as pessoas que direta ou indiretamente colaboraram para o sucesso desse encontro: todos os trombonistas participantes, especialmente pela lição de cidadania na convivência fraterna nesta comunidade em que foram acolhidos e alimentados, a Prefeitura e Secretaria de Cultura de Domingos Martins, a Prefeitura e Secretaria de Cultura de Santa Maria de Jetibá e a Comissão de Festa da Festa Pomerana de Santa Maria de Jetibá, aos assessores, aos regentes, ao P. Sidney Retz, coordenador da mesa receptora, ao P. Anivaldo Kuhn e a Comunidade em Melgaço pela presidenta Angelina Braun Gums e Associação de Moradores , Produtores e Amigos de Melgaço (AMPAM) representada pelo presidente Astrogildo Schroeder e Arciléia Zaager pelas fotos e filmagens. Muito obrigado a todos e todas.


Fonte: Pastor Sidney Retz - Presidente da Associação Obra Acordai Capixaba
Publicado: sábado, 15 de setembro de 2012
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann