Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
Semana de Canto na ADL
Tema “Comunidade Musical – Igreja Viva”, com novo recorde de participantes no evento

Nos dias 07 a 10 de Junho de 2012, a Associação Diacônica Luterana e o Conselho de Música do Sínodo Espírito Santo a Belém promoveram mais uma Semana de Canto, importante encontro repleto de oficinas prático-teóricas, proporcionando importantes vivências e discussões acerca da formação musical na igreja, além de estudar áreas ligadas ao ministério da música sacra como teologia e liturgia. Foram 11 oficinas, atividades complementares, fórum e palestras.

Dos 140 participantes a maioria eram crianças e jovens, mas também participaram lideranças musicais e novas pessoas interessadas em fazer e pensar a Música e torná-la parte dos seus projetos de comunidades e paróquias dentro e fora da IECLB, pois a Semana de Canto é um evento aberto a membros de outras denominações religiosas.

Em seu programa 2012 a Semana de Canto trouxe como reflexão uma variação do tema do ano da IECLB, com enfoque no ministério musical – “Comunidade Musical - Igreja Viva”. O tema foi trabalhado em algumas oficinas do evento e discutido por todos em plenária conduzida pela Diácona Angela Lemke da Paróquia de Vitória.

Na abertura fomos acolhidos pelo Diretor da Associação Diacônica Luterana – P. Siegmund Berger, assim como também pelo P. Vice Sinodal Lourival Ernesto Felhberg e os organizadores da Semana de Canto, Vinícius Ponath (Vice-Presidente do Conselho de Música) e Alex Reblim Braun (Professor e Coordenador Pedagógico da ADL), além dos alunos da instituição que participaram e auxiliaram em toda a logística do evento para que tudo pudesse ser bem realizado.

Este ano contamos com uma equipe de onze oficineiros aos quais parabenizamos pelo excelente trabalho e agradecemos por toda a disposição e parceria. “Musicalização” – Simone S. Vesper; “Práticas de Ensino em Violão” – Júlio C. Berger e Kaio Delboni; “Criação, Captação e Edição de Áudio” – Alex Reblim e Rafael Wolfgramm; “Corpo, Cultura e Expressão” – William Berger; “Regência Coral e a Liderança do Cuidado” – Vinícius Ponath.

Com muito carinho agradecemos também aos convidados por terem aceitado conhecer este projeto e poderem partilhar suas práticas conosco. Oficinas: “Vivências em Musicoterapia” – Sandra C. Kappke (SC); “Percussão e Bateria” – Henry de Souza (SC); “Prática de Ensino da Flauta Doce” – Rafael Beling (ex-aluno da ADL – de SP); “Vivência Teológica para Composição Musical” – P. Dr. Rodolfo Gaede (RS, Professor na EST); “Noções de Composição e Arranjo” – Manuel Abreu (RS). O maestro Manuel Abreu foi também o regente convidado para conduzir o “Grande Coral da Semana de Canto”, coral este formado por todos os participantes do evento que durante a semana prepararam um repertório que foi apresentado à acolhedora Comunidade de São João de Laranja da Terra, em celebração no domingo, à qual também estendemos nosso agradecimento.

Cerca de 40 crianças e adolescentes participaram da oficina “Coral Infanto-Juvenil” conduzida pela Cat. Elisa Miertschink. Os participantes desta oficina tiveram uma programação paralela contemplando ensaios e atividades lúdicas e de musicalização.

Como atividades complementares a Semana de Canto 2012 trouxe a apreciação da peça de teatro “Cada Macaco no seu Galho” do Grupo Teatral “Atos” da Paróquia de Rio Posmosser. Tivemos apresentações artísticas e culturais trazidas pelos próprios participantes e no sábado todas as oficinas puderam partilhar alguns dos resultados de suas experiências. As apresentações foram brilhantes!

Nosso “Muito Obrigado” à toda casa ADL e suas equipes, Conselho de Música, Sínodo Espírito Santo a Belém, UP Guandu pelo patrocínio às camisetas, Albergue Martim Lutero pela hospedagem aos convidados, ao grupo teatral “Atos”, a todos que fizeram parte da Equipe da Semana de Canto 2012, e parabenizamos todas as paróquias e UP’s que enviam e apóiam suas lideranças e desejam, assim como nós, que ministério da música na Igreja seja conduzido com propriedade e por pessoas bem preparadas e comprometidas com a edificação da Igreja e o fortalecimento da missão de Deus na sociedade.

Texto de Vinícius Ponath
Ministro de Música na UP Grande Vitória

Veja as fotos do evento abaixo:

Fonte: Conselho Sinodal de Música - SESB
Publicado: terça-feira, 31 de julho de 2012
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann