Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
32º Encontro Capixaba reune 300 trombonistas em Pancas
32º Encontro Capixaba reune 300 trombonistas em São Bento - Pancas - ES

Entre os dias 22 a 25 de Agosto de 2013 aconteceu o 32º encontro Capixaba de Trombonistas, na Casa de Retiros São Bento, Paróquia em Pancas. Estiveram reunidos cerca de 300 trombonistas, representando os 40 grupos existentes no Sínodo Espírito Santo à Belém, com idade entre 8 a 80 anos!

O encontro foi promovido pela Associação Obra Acordai Capixaba em parceria com a Associação Educacional Martim Lutero (Centro de Formação), Associação Pomerana de Pancas e Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Pancas. Logo na chegada todos puderam perceber o empenho e a dedicação com que P. Ênio, os presbíteros e demais membros da Paróquia em Pancas prepararam a estrutura local para receber tantos visitantes. Recebemos muitas doações em alimentos tanto dos membros quanto dos trombonistas que participaram do encontro.

Cada trombonista recebeu um caderno contendo 33 peças e que foi caprichosamente digitado por Izidoro Boldt, de Santa Maria de Jetibá. Os trombonistas presentes no encontro receberam uma linda camiseta que foi confeccionada por Evanir Borchardt, de Pancas.

Os ensaios gerais ficaram por conta dos regentes Jorge Luis de Melo, de Vitória, P.Willy Töpfer, de Teófilo Otoni e DanielFruhauf, de Curitiba.Tivemos a alegria da participação de 50 trombonistas iniciantes que foram acompanhados pelos regentes GilcimarGörl e SolemarSchwanz. Tantos iniciantes mostram que o investimento vale a pena e que a Obra Acordai se renova a cada ano.

Na sexta-feira de manhã aconteceu um culto de abertura com a presença de ministros da União Paroquial Norte: P. Ênio Fuchs, P. Ismar Schiefelbein, P. Renato Nass, P. Jocir Felberg e P. Leonardo Ramlow, que proferiu a pregação, encorajando a todos a manterem bem clara a nossa identidade luterana.

No sábado, durante o almoço, tivemos a satisfação de receber o P. HelmarRöelke e sua esposa Ina, representado o Centro de Formação Martim Lutero. P. Helmar dirigiu palavras de ânimo e encorajamento aos trombonistas. No sábado à tarde também aconteceu a assembléia da Associação Obra Acordai Capixaba. Entre outros assuntos houve prestação de contas e planejamento para 2014.

No sábado à noite houve uma noite cultural em Laginha. Esse momento foi promovido pela Associação Pomerana de Pancas e conduzido por Vanilda Haese Dettmann e Arlindo Haase. O grupo de danças Edelstein, de Laginha, fez uma apresentação, recepcionando os trombonistas. Tivemos a presença dos vereadores Geraldo Raasch e Juarez Giles, do prefeito Aguimair Araújo e da deputada estadual Luzia Toledo.

No domingo aconteceu o culto de encerramento do 32º encontro capixaba de trombonistas na Comunidade em Floresta. Tivemos a presença do P. Ênio Fuchs, P. Rubens Sturh, P. Scharles Beike, P. Edivaldo Binow, P. Sidney Retz e P. Sinodal Joaninho Borchardt, que proferiu a pregação. Um momento sempre marcante é o do Kyrie Eleison, onde são recordados e lidos os nomes dos trombonistas que faleceram desde o último encontro. A partir de 1 Pedro 2.1-10, P. Joaninho destacou que os trombonistas, assim como toda a comunidade de batizados, são chamados a colocar seus dons a serviço do Reino de Deus. Ao final da pregação, os trombonistas reafirmaram o compromisso de servir a Deus e a IECLB como pedras vivas. Houve um momento de homenagens e agradecimentos para as comunidades e a Paróquia em Pancas, regentes, e demais parceiros que não mediram esforços para a realização de tão belo encontro. Após a bênção, proferida pelo P. Sinodal Joaninho Borchardt, Irenilto Kruger convidou todos os trombonistas para o 33º encontro que será na Comunidade em Barracão, União Paroquial Mata Fria, no município de Santa Maria de Jetibá. Aguardamos todos os trombonistas e visitantes para o 33º Encontro Capixaba de Trombonistas, em Agosto de 2014.

Todo o 32º Encontro Capixaba de Trombonistas foi devidamente registrado em fotos e filmagem por Jair e Marlene Schulz, que disponibilizaram todo o material em DVD para a Associação Obra Acordai Capixaba. Agradecemos a família Schulz pela parceria.

Em nome da Obra Acordai Capixaba agradeço a Deus e a todos os demais parceiros que, de uma ou outra forma, colaboraram para a realização desse evento. Como pedras vivas estamos alicerçados nas“Escrituras Sagradas que dizem: ‘Eu cri e por isso falei’. Pois assim nós, que temos a mesma fé em Deus, também falamos porque cremos”. (2 Co 4.13). Assim, podemos testemunhar: “A firmeza na fé é fonte de alegria”.

P. Sidney Retz
Presidente da Associação Obra Acordai Capixaba


Confira abaixo imagens do evento:


Fonte: Associação Obra Acordai Capixaba
Publicado: segunda-feira, 2 de setembro de 2013
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann