Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
Comunidade de Santa Maria de Jetibá comemora 121 anos
No mesmo dia, houve dedicação dos antepêndios feitos pela Oase local

Na quarta-feira, dia 24 de abril de 2013, às 19 horas, a Comunidade de Santa Maria de Jetibá se reuniu para uma celebração especial: aniversário de 121 anos da comunidade e dedicação dos novos antepêndios confeccionados pelo grupo da Oase.

O início desta história de 121 anos da comunidade ocorreu no dia 26 de abril de 1892 quando foi celebrado o primeiro culto e inaugurada a primeira capela-escola em Santa Maria de Jetibá. Um pouco mais de 11 anos depois, Santa Maria de Jetibá já se tornava uma paróquia autônoma com a chegada do primeiro pastor, Friedrich Heinrich Wrede.

Na celebração do aniversário de 121 anos o grupo da OASE teve uma participação especial. É que nos últimos três anos o grupo, sob a coordenação da Pastora Marli Hoffmann Gaede, se dedicou à confecção de novos antepêndios para o templo. Neste período foram preparados um total de 36 peças com desenhos litúrgicos. O método usado para a sua confecção foi o bordado “ponto russo”. Componentes do grupo da Oase e outras pessoas convidadas fizeram este trabalho, a saber: Almeirinda Holz Kurth, Erecina Marquardt Neitzke, Luana Marquardt, Pastora Marli Hoffmann Gaede, Arlete Braun Brandt, Josias Brandt e Lisandra Braun Brandt.

A celebração teve início com leitura bíblica e oração. Na parte musical participaram o grupo de metais (trombonistas), o grupo de canto infantil e o coral da comunidade. No momento da apresentação dos antepêndios, iniciou-se com as peças próprias para o período de advento e terminou-se como as peças para o domingo da eternidade. Depois que os antepêndios do respectivo tempo litúrgico eram trazidos pelo corredor até o altar, foi explicado o significado da cor e dos desenhos constantes nos antepêndios. Em seguida foi cantado um hino do HPD do respectivo período ou da respectiva data litúrgica. Assim foram apresentados todos os antepêndios. Neste momento também se falou de grupos de trabalho ou pessoas que entram em ação ou tem uma participação especial naquele período ou naquela data litúrgica: confirmandos, culto infantil, grupo de visitação, Oase, grupos musicais, presbitério, equipe de cozinha, grupos de casais, grupos de teatro, grupos de liturgia, sineiros, zeladores, voluntários, secretaria executiva, juventude e outras pessoas ou grupos de voluntários.

Cada pessoa que ajudou a preparar os antepêndios recebeu o presente de uma caneca com a aplicação do desenho da rosa de Lutero como reconhecimento pelo seu trabalho.

Após a celebração do culto, toda a comunidade participante da celebração, totalizando mais de 400 pessoas, foi convidada para uma confraternização com direito a bolo de aniversário, preparado pela Sra. Tereza Roepke Potratz, no refeitório da comunidade.

P. Valdemar Gaede


Confira abaixo imagens da cerimônia:

Fonte: Paróquia de Santa Maria de Jetibá
Publicado: sábado, 4 de maio de 2013
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann