Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
Vila Valério celebra o domingo de Páscoa com Culto de Confirmação
No Domingo de Páscoa, na Comunidade de Confissão Luterana em Valério, quatro adolescentes professaram publicamente sua fé no autor da Ressurreição: Jesus Cristo

Dia 31 de março, Domingo de Páscoa, a Comunidade de Confissão Luterana em Valério – Paróquia de Vila Valério - celebrou a Ressurreição de Jesus Cristo. Nesta celebração, três confirmandos e uma confirmanda professaram publicamente a fé no autor da Ressurreição. Na presença de Deus e diante de pais, mães, madrinhas, padrinhos e comunidade, prometeram: Sim, prometo diante de Deus, da minha família e da Comunidade, que quero orientar a minha vida na Palavra de Deus. Quero seguir a Jesus Cristo e me disponho a participar da vida da Igreja com meus dons ali onde eu estiver. Sim, Senhor, quero viver contigo em tua comunidade e servir-te com meu tempo, meus dons, talentos e bens. Neste dia especial, os confirmandos ouviram o Coral da Comunidade regido por Geni Buss. Ele entoou o hino: “Aqui você tem lugar, aqui você tem perdão. Na casa de Deus é assim: aqui Deus traz salvação”.

Na pregação, pastor Edilson Tetzner trouxe à memória a palavra de Lutero: "Quem não tem a Sexta Feira Santa e o dia de Páscoa, não tem um dia bom no ano! Isso quer dizer: Quem não crê que Cristo sofreu e ressuscitou por ele, está acabado". Como imagem simbólica para o culto de Confirmação e Páscoa, enfeitou o altar da Igreja com uma árvore de Páscoa. Já ouviu falar na árvore de Páscoa? Osterbaum? “A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor. Colocamos ovos porque o ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece”. 
(Fonte: www.luteranos.com.br)

Edilson disse que o Osterbaum quer ser um símbolo cristão que aponta para a vida escondida no ovo. Na crucificação de Jesus está escondida a vida que ressurge no domingo de Páscoa. Para além da simbologia da árvore de Páscoa, sinalizou que a Páscoa é vitória da vida sobre a morte e os seus poderes destruidores. Páscoa é esperança, apesar da crucificação. O extrato da mensagem é a própria palavra de Jesus: "Eu vivo, vocês também viverão" (João 14.19).

No ato da Confirmação, o pastor Edilson enfatizou a graça batismal presente no ato da Confirmação e os resultados da fé professada publicamente: “tudo o que vivemos deve ser o Batismo” (Lutero).

Partilhamos que foi uma boa experiência enfeitar uma árvore de Páscoa no altar da Igreja. Muitos queriam saber o significado. As crianças adoraram! Os depoimentos colhidos foram animadores. Os comentários foram bons. Por isto, no próximo ano, a árvore de Páscoa estará no altar. Cada família poderá trazer ovos coloridos e colocá-los na árvore. Depois do culto, eles serão partilhados com as crianças e a comunidade. Estimamos uma árvore com galhos para suportar cerca de quinhentos ovos.

Páscoa. Confirmação. Batismo. Santa Ceia. Ressurreição. Um domingo festivo. Resumimos assim a Páscoa na comunidade de Confissão Luterana em Vila Valério 2013: “Eu vivo, vocês também viverão”.

Vila Valério, 31 de março de 2013.
Pastor Edilson Tetzner.



Veja abaixo algumas imagens das cerimônias realizadas na Paróquia:

Fonte: Paróquia de Vila Valério
Publicado: quinta-feira, 18 de abril de 2013
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann